Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    OAB-ES defende cotas em concursos públicos de Vitória

    há 11 anos

    A Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Espírito Santo (OAB-ES) lamenta e espera que seja revisto o posicionamento do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) que ingressou com uma Ação de Inconstitucionalidade (Adin) da Lei Municipal 8.392/12. A lei institui o Programa de Reserva de Vagas para negros em concursos públicos da Prefeitura de Vitória.

    Para o presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-ES, José Roberto de Andrade, o Ministério Público deveria tomar iniciativas que visassem erradicar o racismo na sociedade. Enquanto o Ministério Público Federal no Estado instaurou procedimento administrativo para apurar porque a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, não é cumprida, o Procurador Geral de Justiça do Estado ingressou com a Adin que busca abrandar as desigualdades de acesso da população negra da Capital. Parece haver um claro descompasso de atuação do MPES que precisa ser corrigido.

    O projeto de lei foi aprovado em dezembro do ano passado pela Câmara Municipal de Vitória. A prefeitura anunciou a adoção do sistema de cotas raciais, determinando 30% das vagas em concursos públicos realizados pela administração municipal, para afrodescendentes.

    • Publicações5263
    • Seguidores45
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-es-defende-cotas-em-concursos-publicos-de-vitoria/100409505

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)