Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB/MS lança cartilha para orientar produtores rurais sobre CAR

    há 9 anos

    Com o objetivo de orientar produtores rurais sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), através da Comissão de Assuntos Agrários e Agronegócio lança cartilha e disponibiliza material no site da instituição. O CAR consta no novo Código Florestal (Lei 12.651/2012).

    “É preciso disseminar informações para orientar o produtor a fazer o cadastro de forma correta. Percebemos que ainda há dúvidas sobre o cadastro e por isso tomamos a iniciativa de disponibilizar esse material, com linguagem fácil e acessível”, disse o presidente da Comissão, Pedro Puttini. Ao todo, mais de 5 milhões de imóveis rurais devem ser cadastrados para monitoramento da situação das áreas que não podem ser desmatadas, como Áreas de Preservação Permanente (APP), nas margens de rios, nascentes e nos morros, por exemplo. Puttini explica que a o CAR é “um documento de identidade da propriedade rural, um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, para integrar as informações ambientais”.

    A inscrição no CAR é precondição para acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) e pode ser preenchido no site www.car.gov.br. Lá, o produtor rural terá acesso ao aplicativo que fornece imagens de satélite e permite a localização da propriedade e das áreas protegidas. Também pode ser feito em formulário impresso, disponibilizado nas prefeituras, sindicatos rurais e de trabalhadores rurais e em outras entidades.

    “Produtores antecipados e preocupados garantirão tempo para correções e avaliações cadastrais antes do término do prazo regressivo, melhorando assim o planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural, regularizando as APPs e/ou Reservas Legais”, finaliza Puttini.

    A Cartilha foi elaborada em versão digital e pode ainda ser impressa a partir do site da instituição.

    Clique aqui

    e acesse.

    • Publicações13065
    • Seguidores101
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações64
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-ms-lanca-cartilha-para-orientar-produtores-rurais-sobre-car/151085007

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)