Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB-PE atua contra privilégio aprovado na Câmara dos Vereadores

    há 12 anos

    A OAB-PE publicou, no último dia 18 de janeiro, uma nota oficial manifestando o seu repúdio aos sucessivos aumentos promovidos pela Câmara dos Vereadores do Recife – tanto no que diz respeito ao reajuste dos subsídios em 62% - quanto no que diz respeito à elevação em 60,8% do auxílio-combustível pago aos vereadores. “Esses aumentos feriram princípios básicos da Administração Pública, previstos, implícita e explicitamente, na Constituição Federal e na Constituição Pernambucana, tais como o da razoabilidade, o da proporcionalidade, o da moralidade, o da legalidade, o da eficiência e o da supremacia do interesse público”, afirmou o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano.

    Segundo Mariano, é notório que o aumento do auxílio-combustível para o patamar de R$ 3.700 representou uma grave distorção. “Está claro que os recursos aprovados são em muito superiores à capacidade de sua utilização, fato este que caracteriza um flagrante desvio de finalidade do chamado ‘auxílio-combustível’. Não é razoável tentar convencer ou justificar o consumo, médio, de 1.368 litros de combustível por mês, notadamente no meio de um ano eleitoral”, analisa o presidente. Para ele, essa elevação mais aparenta um aumento salarial disfarçado, perdendo a sua natureza indenizatória e passando a ser configurado como de natureza remuneratória.

    O presidente da OAB-PE afirmou que a entidade adotaria as medidas judiciais cabíveis contra os atos considerados inconstitucionais. No entanto, no dia 19 de janeiro, os vereadores decidiram revogar o aumento. "Essa, sem dúvida, foi uma decisão louvável, mas deve se ressaltar que ela só ocorreu devido à imensa pressão popular sofrida pelos vereadores desde que a notícia do aumento foi divulgada. Desse fato, é preciso tirarmos a lição de que não precisamos aceitar calados todos os atos que sejam considerados inapropriados por qualquer um dos Poderes da República. É importante que toda a população se posicione e mostre a sua insatisfação sempre que ocorrerem casos de privilégio concedidos aos detentores de mandato eleitoral" , concluiu Mariano.

    Veja aqui a entrevista concedida pelo presidente sobre o assunto.

    • Publicações2322
    • Seguidores108
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-pe-atua-contra-privilegio-aprovado-na-camara-dos-vereadores/2996784

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)