Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    OAB-PE vai recorrer de decisão de arquivar representação contra juiz

    Publicado por Correio Forense
    há 14 anos

    A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco encaminhará, nos próximos dias, recurso contra a decisão da Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça de Pernambuco, de não instaurar processo administrativo contra o juiz da Comarca de Tacaratu, Carlos Eduardo das Neves Mathias. Em 2009, quando respondia também pela Comarca de Inajá, o magistrado mandou prender dois advogados depois de os mesmos insistirem para ter acesso aos autos de inquérito policial contra cliente deles.

    Na época, a OAB-PE encaminhou representação criminal contra o juiz ao Ministério Público e representação administrativa ao TJ. No caso da representação criminal, o juiz foi denunciado por abuso de autoridade e se comprometeu a doar 25 salários mínimos ao Instituto Materno Infantil de Pernambuco. No entanto, o corregedor-geral, desembargador Bartolomeu Bueno, decidiu, de forma monocrática, não instaurar o processo administrativo, justificando que inexistem "indícios de autoria e materialidade de infração funcional".

    Segundo o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, causou estranheza o fato de o Judiciário negar a materialidade e a autoria, uma vez que ambas estão comprovadas nas gravações feitas pelos advogados quando do momento em que o juiz lhes deu voz de prisão. "O abuso de autoridade está por demais caracterizado. Essa decisão, além de corporativista, vai de encontro às constantes tentativas dos tribunais e da própria OAB de atuar de forma veemente sempre que verificado qualquer ato de desrespeito à ética e à legalidade por parte dos seus membros", afirmou Mariano.

    A Justiça do Direito Online

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações164
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-pe-vai-recorrer-de-decisao-de-arquivar-representacao-contra-juiz/2163307

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)