Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB requer a Toffoli urgência no julgamento de Adin contra lei de RPVs

    Brasília O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, e o presidente da Seccional da OAB do Rio Grande do Sul, Claudio Lamachia, estiveram reunidos na noite desta terça-feira (08) com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Dias Toffoli, para requerer urgência na tramitação e julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 4668, por tratar-se de questão social de extrema importância. A Adin foi ajuizada pela OAB em outubro de 2011 para contestar a Lei Estadual nº 13.756/2011, que alterou a sistemática de pagamento de 60 para 180 dias das Requisições de Pequeno Valor (RPVs) no Estado do Rio Grande do Sul. Toffoli é o relator da matéria no Supremo.

    Na audiência, Ophir e Lamachia apontaram os problemas que a Lei estadual tem gerado aos cidadãos. Desde sua entrada em vigor, os pequenos credores, que antes recebiam os créditos em 60 dias, passaram a recebê-los com grande atraso em razão das limitações e vinculações orçamentárias incluídas na lei. Essa situação tem gerado filas de espera para o recebimento de RPVs.

    A Assembleia Legislativa e o Governo gaúchos já prestaram as informações solicitadas pelo relator da ação. Atualmente, a Adin encontra-se com vista à Procuradoria Geral da República (PGR), aguardando seu parecer.

    Para a OAB, a Lei Estadual nº 13.756/2011 viola direitos fundamentais como o direito à prestação jurisdicional e institucionaliza o que se chama comumente de calote oficial" de créditos que, em sua maioria, são de natureza alimentar. Segundo Lamachia, é inadmissível que credores do Estado passem anos a fio buscando seus direitos na Justiça e depois ainda sejam surpreendidos com a morosidade do Judiciário na apreciação das ações diretas de inconstitucionalidade.

    • Publicações19278
    • Seguidores264466
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-requer-a-toffoli-urgencia-no-julgamento-de-adin-contra-lei-de-rpvs/3112191

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)