Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB/RS pede esclarecimentos à cúpula regional do INSS sobre atrasos no andamento dos processos

    há 4 anos

    A Ordem gaúcha, através da Comissão Especial de Seguridade Social (CESS), buscou informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre a demora do andamento dos processos administrativos, além da instabilidade no programa INSS Digital.

    Na manhã da quarta-feira (15), o presidente da CESS, Tiago Kidricki, esteve na cúpula regional do INSS, em Porto Alegre, solicitando esclarecimentos ao órgão e indagando sobre como serão recuperados os processos parados no âmbito do Rio Grande do Sul.

    Kidricki destacou a situação caótica no país todo, com uma fila de espera que chega a 1,3 milhão para análise de pedidos de aposentadorias e benefícios. “A situação é grave e precisa de uma solução urgente. Os cidadãos estão sendo muito prejudicados pela demora do andamento dos processos, o que acaba atingindo a advocacia também, e isso nos preocupa. A OAB/RS cumpre, mais uma vez, seu papel de fiscal da cidadania e interlocutora do serviço público essencial”, enfatizou o presidente da CESS.

    A gerência executiva do INSS em Porto Alegre afirmou que o problema técnico no INSS Digital já foi superado. Quanto ao atraso no andamento dos processos, a agência aguarda orientações após o governo federal anunciar uma força-tarefa com a contratação temporária de 7 mil militares da reserva para atendimento nas agências do INSS.

    Outra novidade anunciada na reunião é que a OAB/RS foi selecionada pela cúpula regional do INSS para participar do projeto piloto da nova plataforma do INSS Digital. “Devido à boa relação que mantemos com a cúpula regional do INSS aqui no Estado, fomos selecionados para testar essa nova plataforma, que promete ser mais amigável e possuir mais recursos. Inicialmente, 50 advogados selecionados pela CESS participarão de um período de testes da nova plataforma”, afirmou Kidricki.

    Ainda durante a reunião, foi anunciado que a agência de Viamão não será fechada, conforme demanda da advocacia local.

    Texto: Evelyn Berndt
    Assessoria de Comunicação OAB/RS
    (51) 3287.1867/1821

    • Publicações18420
    • Seguidores69
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-rs-pede-esclarecimentos-a-cupula-regional-do-inss-sobre-atrasos-no-andamento-dos-processos/797464164

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)