Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    OAB SP cobra explicações da Defensoria Pública por novo atraso de honorários advocatícios

    há 8 anos

    A Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil volta a cobrar explicações da Defensoria Pública do Estado de São Paulo pelo não pagamento de honorários advocatícios aos advogados que atuam pelo Convênio de Assistência Judiciária. Após todo o imbróglio iniciado em dezembro de 2015, a instituição deixou de honrar novamente com seus compromissos ao não quitar as certidões protocolizadas em janeiro.

    O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, assim que soube desse novo atraso pediu para que sejam tomadas as devidas providências por intermédio dos representantes da Ordem. “Estamos apurando o volume de certidões não pagas e os respectivos danos”, disse. O dirigente informou que, pelo número de reclamações enviadas pelas Subseções, trata-se de um montante alto. “É preciso deixar claro aos advogados, como tem sido feito desde o início do problema, que a Ordem está atenta e agirá rapidamente para regularizar a situação”, acrescentou.

    Frentes de atuação
    Após 30 anos de existência do convênio de Assistência Judiciária, a Ordem paulista foi surpreendida em 02 de dezembro de 2015 com a falta de pagamento das certidões. Desde então, vem agindo em todos os canais competentes, cobrando justificativas e trabalhando para que o problema seja resolvido.

    A OAB SP pede transparência sobre os gastos da Defensoria, com base na Lei. Pediu abertura de sindicância sobre a gestão do Fundo de Assistência Judiciária (FAJ) ao Tribunal de Contas do Estado, e também a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito da Defensoria na Assembleia Legislativa.

    Em outra frente, o presidente Marcos da Costa reuniu-se com o governador do Estado, Geraldo Alckmin, para requisitar a transferência de administração do FAJ para a Secretaria de Justiça. O governador se comprometeu, no início do ano, a enviar um Projeto de Lei ao legislativo que separa os recursos. A falta de cumprimento de obrigações da Defensoria Pública prejudica os 38 mil advogados inscritos no Convênio e afeta o atendimento às 1,4 milhão de pessoas que dependem da justiça gratuita.

    • Publicações8608
    • Seguidores165
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-sp-cobra-explicacoes-da-defensoria-publica-por-novo-atraso-de-honorarios-advocaticios/312480556

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)