Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    OAB SP e TJSP firmam convênio para ampliação do projeto Justiça Expressa no Cejusc

    há 7 anos

    No âmbito do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), a presença do advogado deve ser essencial. Iniciativa nesse sentido foi tema de convênio firmado (24/08) pela Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). Com a missão de ampliar o projeto “Justiça Expressa”, as instituições assinaram termo de cooperação técnica para prestar atendimento às partes que procuram o Poder Judiciário assistidas sempre por seus advogados para homologação de acordos pré-processuais em postos vinculados aos Cejuscs.

    O presidente da Secional da Ordem, Marcos da Costa, destaca que a parceria é o reconhecimento da importância do advogado como agente de pacificação social. “A ideia é que os colegas criem um ambiente propício ao entendimento mútuo que garanta o respeito aos direitos de cada um e reduzam o número litígios. Se as partes chegarem a um acordo, este poderá ser remetido à Justiça Expressa”, detalhou o dirigente

    Presidente da Comissão de Relações com o Poder Judiciário Estadual e vice-presidente da OAB São Paulo, Fábio Romeu Canton Filho, conta que o projeto-piloto está em funcionamento no Fórum João Mendes Júnior e o convênio tem a intenção de ampliar e viabilizar acordos mais rápidos e eficientes. “A parceria visa atender mais jurisdicionados e aumentar a realização de acordos. A presença do advogado é obrigatória no “Justiça Expressa”. Sem o profissional não é realizado o atendimento. O acordo será homologado sem o pagamento de custas e com celeridade processual”, completou.

    Nos primeiros meses do convênio, o “Justiça Expressa” vai atender 40 casos por mês abrangendo os seguintes tipos de demandas: homologação de união estável; divórcio/dissolução; inventário sem partilha de bens; exoneração de alimentos; revisional de alimentos; conversão de separação em divórcio; exoneração de alimentos; fixação e modificação de Guarda, regulamentação de visitas e acordos da área cível em geral.

    Participaram da assinatura, além do dirigentes da OAB SP, o presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJSP (Nupemec), desembargador José Carlos Ferreira Alves; o juiz integrante do Nupemec Ricardo Pereira Júnior e a servidora coordenadora do Nupemec, Maria Cristina Coluna Fraguas Leal.

    Veja mais imagens na Galeria de Fotos

    • Publicações8608
    • Seguidores165
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-sp-e-tjsp-firmam-convenio-para-ampliacao-do-projeto-justica-expressa-no-cejusc/492828027

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)