Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Obras da Copa, problemas no setor de energia e redução de acidentes entre os temas na tribuna

    Durante o período das Comunicações da sessão plenária desta quarta-feira (19) os deputados se manifestaram sobre temas como as obras temporárias da Copa, problemas no setor energético e de infraestrutura do País, e os números divulgados sobre a redução de acidentes de trânsito no estado.

    O deputado Miki Breier (PSB) fez uma reflexão sobre a questão das novas exigências da Fifa para as obras temporárias, com vistas aos jogos da Copa no Beira-Rio, orçadas em 30 milhões de reais. “Que legado ficará para Porto Alegre decorrentes destas obras temporárias?”, indagou. Registrou a reunião para uma saída partilhada para o caso, com a participação do prefeito Fortunati, e o vice-governador Beto Grill, além do presidente da Casa, ontem pela manhã na Assembleia. E considerou lamentável que seja necessário tratar de uma questão como esta, enquanto o Estado carece de recursos para tantas outras áreas.

    O deputado Jorge Pozzobom (PSDB) lamentou que o RS esteja em 18º lugar em matéria de investimentos em infraestrutura., conforme estudos divulgados pela imprensa. E teceu críticas à gestão Tarso Genro que agora, segundo o parlamentar, “se faz de vítima, dizendo que se não houver renegociação da dívida do Estado ele não concorrerá à reeleição”.

    A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) tornou a afirmar que a questão da energia, no Brasil, é um problema que vem se agravando a cada ano e para a qual não existe uma política de planejamento forte. Fez críticas ao governo do PT e salientou que as agências reguladoras do país não estão adequadas para a realização de suas funções ou não o fazem. Para ela, se a Aneel tem que fiscalizar as concessões de energia, “gostaríamos que a Agergs tivesse a estrutura necessária para que fosse uma fiscalizadora, não só da qualidade dos serviços, mas também que pudesse acompanhar de perto os investimentos”. A parlamentar ainda defendeu projeto de sua autoria e que tramita na Casa, para diminuir o ICMS da conta de luz, hoje com a alíquota de 25%.

    A deputada Stela Farias (PT) cumprimentou o Detran/RS pelos números que apresentou em seu balanço, ontem pela manhã no Palácio Piratini, especialmente no que respeita a ações do órgão para a segurança no trânsito e à redução no índice de mortes em acidentes. Cumprimentou o governador Tarso Genro pela política do atual governo em prol da reestruturação deste importante órgão.

    O deputado Aldacir Oliboni (PT) referiu projeto aprovado sobre os serviços terceirizados na Assembleia, defendendo emenda pelo qual o cálculo do salário da categoria seja feito com base no piso regional e não no piso da categoria, o que permitirá que os trabalhadores possam ter um rendimento maior. Pediu ao deputado Catarina Paladini (PSB), que presidia a Sessão, que o assunto fosse levado à Mesa Diretora da Casa.

    O deputado Catarina Paladini (PSB) parabenizou o prefeito Ildo Salaberri, que recentemente foi empossado na presidência da Associação dos Municípios da Zona Sul do Estado. Também cumprimentou outros prefeitos da região e destacou o 50º aniversário da Zona Sul, salientando a importância da entidade para a região. Ainda referiu seu projeto para a criação da Região Metropolitana da Zona Sul e propôs reuniões itinerantes em municípios da região.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/obras-da-copa-problemas-no-setor-de-energia-e-reducao-de-acidentes-entre-os-temas-na-tribuna/113644584

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)