Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Omissão legislativa não gera indenização

    O STF - Supremo Tribunal Federal alterou acórdão do Tribunal de Justiça mineiro que havia concedido indenização decorrente da omissão legislativa da revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos prevista na Constituição da República. A decisão acolheu tese defendida pela AGE -Advocacia-Geral do Estado no Recurso Extraordinário (RE) nº 554956 .

    A procuradora do Estado Priscila Vieira Penna demonstrou no RE que a concessão de indenização violava jurisprudência firmada no STF, de que é inviável ao Judiciário dar início ao processo legislativo em razão da norma constitucional, que dispõe ser a incumbência exclusiva do Presidente da República.

    Concordando com os argumentos apresentados pela AGE, a relatora, ministra Ellen Gracie, declarou, a concessão pelo Poder Judiciário de diferenças salariais ou mesmo de indenização pelo não reajuste de rendimentos representaria, na prática, a própria concessão do reajuste de vencimentos sem lei, indo de encontro à jurisprudência deste Supremo Tribunal Federal.

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/omissao-legislativa-nao-gera-indenizacao/172029

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)