Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Operação Barbour: vereadora e outras três pessoas são presas por fraudes à Previdência na Grande SP

    Gabinete da parlamentar em Santo André era o local onde o grupo coordenava a concessão irregular de centenas de aposentadorias

    há 5 anos

    Quatro pessoas foram presas temporariamente nesta segunda-feira (26) após a deflagração da Operação Barbour, que investiga desvios de recursos da Previdência Social por meio da concessão irregular de aposentadorias na Grande São Paulo. O cumprimento dos mandados é resultado das investigações conduzidas pela Força-Tarefa Previdenciária, da qual fazem parte o Ministério Público Federal, a Polícia Federal, a Coordenação de Inteligência Previdenciária, o Instituto Nacional do Seguro Social e a Advocacia-Geral da União.

    Entre os presos, está uma vereadora de Santo André em cujo gabinete as fraudes eram coordenadas. O grupo aliciava pessoas, a maioria servidores do Banco do Brasil, interessadas em supostos serviços de assessoria previdenciária a fim de antecipar a obtenção da aposentadoria. Os envolvidos atendiam os clientes à distância ou presencialmente, na sala da parlamentar. Com os documentos em mãos, os criminosos procediam à falsificação de outros papéis para forjar o aumento do tempo de contribuição ao INSS e, com isso, viabilizar a liberação dos benefícios.

    Os agentes cumpriram também seis mandados de busca e apreensão, a partir dos quais os investigadores terão elementos para comprovar a dimensão do esquema. As autoridades já identificaram 24 aposentadorias liberadas irregularmente pelos criminosos desde outubro de 2017, mas estima-se que o total atinja centenas. A pedido do MPF, a Justiça Federal autorizou ainda a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e de dados telemáticos dos quatro envolvidos, o que permitirá apurar o teor da comunicação entre eles e como dividiam as comissões que cobravam dos clientes.

    A chefe de gabinete da vereadora também foi presa nesta segunda. Os outros detidos são um homem que atuava como procurador dos segurados e um servidor da agência do INSS em Diadema que inseria os dados falsos nos sistemas informatizados da Previdência. Segundo os investigadores, além das quantias cobradas pela prestação da falsa assessoria, o esquema gerava ganhos político-eleitorais à parlamentar, que figurava como responsável pela obtenção das aposentadorias aos clientes.

    Entre os crimes investigados estão peculato, associação criminosa, uso de documentos falsos e inclusão de informações inidôneas nos sistemas da Previdência. Os envolvidos poderão ser indiciados também por corrupção ativa e passiva.

    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
    Informações à imprensa: Diego Mattoso
    (11) 3269-5701
    prsp-ascom@mpf.mp.br
    twitter.com/mpf_sp
    facebook.com/MPFSP

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações602
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operacao-barbour-vereadora-e-outras-tres-pessoas-sao-presas-por-fraudes-a-previdencia-na-grande-sp/651324322

    Informações relacionadas

    Ministério Da Previdência Social
    Notíciashá 5 anos

    Fraude em São Paulo gera prejuízo de R$ 170 milhões

    BRUNA LEONCIO , Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Crimes contra a Previdência Social: Estelionato Previdenciário

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)