Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Operação em 20 oficinas de costura no interior de São Paulo flagra condições irregulares de trabalho

    São José do Rio Preto (SP) Em operação conjunta com a Polícia Federal, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego e o Consulado da Bolívia em São Paulo, desencadearam no início da manhã desta quarta-feira (13), no município de Bady Bassitt (SP), operação com o objetivo de fiscalizar a situação de estrangeiros que estariam trabalhando em condições irregulares.

    Foram fiscalizados cerca de 20 locais empresas e outros locais de trabalho. Os estrangeiros, em sua maioria de origem boliviana, foram entrevistados e receberam esclarecimentos sobre a legislação e orientações acerca dos procedimentos de regularização.

    Nas questões trabalhistas, as autoridades identificaram trabalhadores sem registro em carteira de trabalho, pagamento salarial abaixo do piso da categoria e jornadas excessivas. Os locais onde os estrangeiros estavam alojados também apresentaram problemas, especialmente pelo fato de não haver divisão por famílias.

    Além da verificação da situação migratória e das condições de trabalho, a operação também teve como foco a reunião de esforços para facilitar a regularização dos imigrantes bolivianos interessados em fixar residência no país, nos termos do Decreto nº 6.975/2009, que promulgou o acordo sobre residência para nacionais dos Estados partes do Mercosul, Bolívia, Chile e Peru.

    Para tanto, os estrangeiros encontrados em situação irregular foram convidados a se dirigir até a Delegacia de Polícia Federal desta cidade, onde foi montada estrutura administrativa voltada a agilizar o atendimento, que contou com a participação de funcionários do Consulado boliviano destacados especialmente para expedir documentos que só poderiam ser requeridos na cidade de São Paulo (SP).

    A ação contou com a participação de mais de 30 Policiais Federais, de membros do Ministério Público do Trabalho, de auditores do Ministério do Trabalho e servidores do Consulado boliviano, além do apoio da Polícia Militar, que cedeu ônibus para a realização do transporte dos estrangeiros.

    As empresas flagradas em situação irregular serão multadas e deverão ser notificadas pelo Ministério Público para prestar esclarecimentos e regularizar a situação trabalhista.

    • Publicações1259
    • Seguidores43
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações252
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operacao-em-20-oficinas-de-costura-no-interior-de-sao-paulo-flagra-condicoes-irregulares-de-trabalho/3150063

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)