Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Operação Rodin: testemunhas serão ouvidas em Santa Maria

    Amanhã (05/02), a juíza da 3ª Vara Federal de Santa Maria, Simone Barbisan Fortes, ouvirá testemunhas de denúncia da Operação Rodin. Quatro pessoas ligadas à Fateciens prestarão depoimento, são elas: Patrícia da Silva Barrero, Elisangela de Medeiros Machado, Juliana Lovato Trindade e Analice Marchesan.

    Na sexta-feira, serão inquiridos Felipe Martins Muller, Vice-Reitor da UFSM; João Manoel Espina Rossés e Ailo Saccol, professores da UFSM; Rogério Ferrer Koff e Ana Paula Alves Soares, da Fatecies; e Mário Gaiger.

    Ainda serão realizadas audiências para oitiva de testemunhas de acusação em Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo. Depois disso, será a vez das testemunhas indicadas pela defesa, são, aproximadamente, 400 pessoas residentes em várias cidades do país. Só depois que todas prestarem depoimento, os réus serão interrogados.

    As audiências em Santa Maria serão realizadas no auditório do prédio da Justiça Federal, localizado na Alameda Montevideo, 313, a partir das 13 horas.

    O processo:

    A Operação Rodin investigou fraudes nos contratos de prestação de serviços ao Detran gaúcho por duas fundações vinculadas à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

    A investigação teve início no primeiro semestre de 2007 e foi concluída em maio de 2008. A juíza da 3ª Vara Federal de Santa Maria, Simone Barbisan Fortes, recebeu a denúncia contra 40 acusados e marcou os interrogatórios dos réus para o mês de agosto.

    Antes que os interrogatórios ocorressem, foi publicada a Lei 11.719, que reformou a legislação que rege o processo penal brasileiro. De acordo com o novo regramento, primeiro deve ser apresentada uma defesa à acusação, para que após, se mantido o recebimento da denúncia, as testemunhas de acusação e defesa possam ser ouvidas pelo juiz e, por último, os réus.

    Com esta modificação, a magistrada cancelou os interrogatórios agendados e determinou que o processo fosse readequado ao novo rito. O processo teve que ficar em compasso de espera por dois meses. No final do mês de agosto, então, foram expedidas intimações para que os réus apresentassem suas defesas. A juíza rejeitou a denúncia em relação a sete envolvidos, após analisar as defesas prévias dos réus.

    • Publicações976
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações52
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operacao-rodin-testemunhas-serao-ouvidas-em-santa-maria/739558

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)