Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Operação Torrentes: deflagrada segunda fase

    Investigações foram realizadas em conjunto pelo Ministério Público Federal, Polícia Federal, Controladoria-Geral da União e Receita Federal

    há 6 anos

    Atendendo a requerimento do Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco e a representação da Polícia Federal (PF), a Justiça Federal decretou a prisão preventiva dos empresários Ricardo José Padilha Carício, Ítalo Henrique Silva Jaques, Rafaela Carrazzone da Cruz Gouveia Padilha, do lobista Daniel Pereira da Costa Lucas, do Comandante do Corpo dos Bombeiros Militar do Estado do Maranhão (CBMMA), João Vanderley da Costa, além do assessor jurídico Manoel Henrique de Lima e do tenente Augusto Cutrim.

    Investigações realizadas em conjunto pelo MPF, PF, Controladoria-Geral da União e Receita Federal evidenciaram que os empresários prometeram e efetivamente pagaram vantagem indevida ao comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão e aos demais oficiais citados, como forma de determiná-los a adotarem as providências necessárias para que o CBMMA firmasse dois contratos, para fornecimento de filtros e cestas básicas, com a empresa FJW da Cunha Filho Alimentos, administrada pelos empresários, e, em seguida, desviassem mais de R$ 5 milhões em favor dessa pessoa jurídica, mediante pagamentos superfaturados por bens que não foram entregues em sua totalidade.

    Também foi determinada a busca e apreensão na residência dos envolvidos e na sede do CBMMA. Atendendo ao requerimento do MPF, o juízo da 13ª Vara Federal também decretou o sequestro dos bens dos envolvidos até o limite do dano causado, estimado em pouco mais de R$ 8 milhões.

    Os mandados estão sendo cumpridos por policiais federais e auditores da CGU. Caso condenados, os investigados estarão sujeitos a penas de seis a 27 anos de prisão, pagamento de multa e perda dos cargos públicos.

    Processo: 0801297-32.2018.4.05.8300 – 13ª Vara Federal em Pernambuco







    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria da República em Pernambuco
    (81) 2125-7348
    prpe-ascom@mpf.mp.br
    http://www.twitter.com/mpf_pe
    http://www.facebook.com/MPFederal




    Relacionadas
    • Operação Torrentes: MPF/PE e PF apuram irregularidades no uso de verbas para auxílio à população afetada pelas chuvas
    • Segunda denúncia na Operação Torrentes é oferecida pelo Ministério Público Federal em Pernambuco
    • Operação Torrentes: MPF em Pernambuco oferece primeira denúncia
    • Publicações37267
    • Seguidores711
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações135
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operacao-torrentes-deflagrada-segunda-fase/544085782

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)