Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Operadora de telefonia móvel deve restituir em dobro valores cobrados por serviço não utilizado

    há 7 anos

    A autora alegou que firmou contrato de prestação de serviço de telefonia móvel apenas para realização de ligações e envio de SMS. Apesar de seu celular sequer ter acesso à internet à época do contrato, ela recebeu cobranças indevidas pelo serviço, denominado em sua fatura como “opção de dados”.

    Uma operadora de telefonia móvel terá de restituir em dobro uma consumidora pelos valores cobrados indevidamente por serviço não contratado. A decisão é da juíza de direito da 6ª vara Cível da Comarca de Ribeirão Preto/SP, Ana Paula Franchito Cypriano.

    A autora alegou que firmou contrato de prestação de serviço de telefonia móvel apenas para realização de ligações e envio de SMS. Apesar de seu celular sequer ter acesso à internet à época do contrato, ela recebeu cobranças indevidas pelo serviço, denominado em sua fatura como “opção de dados”. Diante dos fatos, ingressou com ação declaratória de inexistência de relação jurídica com pedido de repetição de indébito e indenização por danos morais.

    Em sentença, a juíza observou que competia à operadora comprovar, e não apenas alegar, que houve utilização do serviço que a autora disse não ter contratado. "Note-se que, consoante se infere das faturas mensais acostadas aos autos, com detalhamento de todas as operações realizadas na linha telefônica, durante todo o período de funcionamento da linha móvel, não houve utilização dos serviços de internet, o que apenas confere maior credibilidade ao argumento de que a sua disponibilização não era de conhecimento da parte requerente. ”

    A magistrada destacou que, ao contrário do que afirmou a operadora, é possível verificar que nos documentos da consumidora houve utilização de 0 MB. Ou seja, a autora não usufruiu do serviço que a empresa alegou ter sido contratado. “De fato, a requerida condicionou a contratação do serviço de telefonia móvel que era efetivamente querido pela consumidora à aquisição, também, de um plano de dados móveis (internet), o que é reputado como prática abusiva. E, sendo assim, a restituição, em dobro, de todos os valores pagos, em razão dessa cobrança indevida, é medida que se impõe."

    Processo: 1024745-08.2016.8.26.0506

    Fonte: Migalhas

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operadora-de-telefonia-movel-deve-restituir-em-dobro-valores-cobrados-por-servico-nao-utilizado/505756714

    Informações relacionadas

    Modelos Petições Gratuitas, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Serviços de Telefonia Móvel.Cobranças abusivas e indevidas.Pacotes Não contratados.Restituição em Dobro do valor pago e Indenização por Dano Moral.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)