Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Orca mais velha do mundo morre aos 105 anos

    Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

    Granny, a amada orca selvagem que se acreditava ser a mais antiga do mundo, faleceu. Também conhecida como J2 por pesquisadores, a orca devia ter até 105 anos. Embora a causa de sua morte não seja conhecida, ela não é vista com sua família há vários meses.

    “Sabíamos que esse dia chegaria e que cada ano que ela voltava com [sua família] nos aproximava desse momento inevitável. Com corações pesados, temos que dizer adeus a outra residente do sul, talvez a mais amada e conhecida de todos e a mais antiga orca até agora: J2 também conhecida como Granny”, escreveu o Center for Whale Research (CWR) no Facebook ao anunciar sua morte.

    Granny tornou-se um símbolo nos últimos anos para os críticos do SeaWorld. Ela era a matriarca das baleias residentes do sul (SRKWs), um grupo familiar que passa muito de seu tempo fora da costa de Washington (EUA).

    As SRKWs ficaram famosas por perderem muitos membros de suas famílias para o SeaWorld e vários outros parques marinhos na década de 1970, quando uma geração inteira de filhotes foi capturada e transportada para o cativeiro.

    Apenas alguns deles – prováveis parentes de Granny – ainda estão vivos hoje, incluindo Lolita, uma orca de 49 anos do Miami Seaquarium que pode ser a orca mais velha em cativeiro e também com o menor tanque nos EUA. Ela não vê outra orca desde que seu companheiro de tanque, um macho chamado Hugo, morreu em 1980.

    Enquanto as orcas do SeaWorld falecem frequentemente na adolescência ou mais jovens – o SeaWorld afirmou que as orcas vivem uma média de 29 anos e têm uma expectativa de vida máxima de 50, mesmo que a National Oceanic and Atmospheric Administration diga que elas podem atingir até 100 anos – a longevidade de Granny foi muitas vezes confirmada.

    Se a orca idosa nunca soube sobre o papel que desempenhou fora do oceano, ela teve uma função ainda mais importante dentro de sua família.

    Desde que o SeaWorld dizimou a população de SRKW ao remover uma geração inteira do grupo, as orcas têm lutado para se recuperar – e isso é agravado por desafios mais recentes, como o fato de que seu alimento favorito, o salmão Chinook, estar em níveis perigosamente baixos e que as baleias são contaminadas por várias toxinas ambientais. Atualmente, a população está em perigo.

    A existência de Granny provavelmente desempenhou um papel importante para a sobrevivência da espécie. As orcas, juntamente com as baleias-piloto de barbatanas curtas, são um dos dois únicos animais não humanos que têm menopausa.

    Como as orcas são valiosas para suas famílias por muito mais do que apenas suas capacidades reprodutivas – as orcas “avós” são fundamentais, pois encontram alimentam, educam as orcas mais jovens e conduzem viagens, informou o The Dodo.

    “Já vimos milhares de vezes nos últimos 40 anos e nos últimos anos ela esteve na liderança do grupo praticamente toda vez que foi vista por qualquer pessoa. Quem vai liderar o grupo para o futuro?”, questionou Kenneth C. Balcomb, diretor executivo da CWR e um pesquisador que acompanhou Granny por décadas.

    Infelizmente, a morte de Granny é apenas a mais recente de uma série de anúncios tristes sobre orcas. No fim do mês passado, J34, um macho de 18 anos, morreu; os pesquisadores acreditam que ele pode ter sido atingido por um barco. Em outubro, uma jovem mãe faleceu e seu filhote teve o mesmo destino pouco depois.

    Mas a CWR e outros estão determinados a continuar lutando pela família e se certificar de que o legado deixado por Granny sobreviva por muitos anos.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações113
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/orca-mais-velha-do-mundo-morre-aos-105-anos/417463760

    Informações relacionadas

    Orca mais velha do mundo continua saudável e ativa, mas espécie está seriamente ameaçada

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)