Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Órgão Especial julga inconstitucionalidade de leis do município de Guarulhos

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 9 anos

    O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo julgou procedente hoje (8) Adin proposta pelo governador do Estado para declarar a inconstitucionalidade das leis nº 7.095/12, 7.096/12 e 7.102/12, do município de Guarulhos. A referida legislação instituía, entre outras coisas, a política municipal dos serviços públicos de abastecimento de água e do esgotamento sanitário e a Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Saneamento Básico do município.

    Em seu voto, o relator, desembargador Evaristo dos Santos, afirmou que o município não tem competência para criar e organizar com exclusividade seus serviços autônomos de água e esgoto. “O município de Guarulhos, assim legislando, a pretexto de dispor sobre assunto de interesse local, acabou por desrespeitar o pacto federativo e a repartição de competências. Diante dos aludidos vícios de inconstitucionalidade invalidam-se integralmente as leis municipais, por afronta aos artigos 152, incisos III e IV, e parágrafo único; 153, parágrafo 1; 154, 205, caput e inciso V, todos da Constituição Estadual.”

    A decisão foi proferida por maioria de votos.


    Adin nº 2071833-93.2013.8.26.0000

    • Publicações48958
    • Seguidores669
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações118
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/orgao-especial-julga-inconstitucionalidade-de-leis-do-municipio-de-guarulhos/200112019

    Informações relacionadas

    Edmilson Pereira Lima, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Ação Civil Pública contra a Sabesp

    Petição Inicial - TJSP - Ação de Cobrança - Procedimento Comum Cível - de CIA de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)