Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Orientações para Procurações Outorgadas aos Contabilistas para Atendimento na RFB

    O CRC/MS – Conselho Regional de Contabilidade de MS informa aos Contabilistas as orientações repassadas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil/Delegacia da Receita Federal do Brasil em Campo Grande , através do Ofício nº 70/2011/DRF-CGE/SRRF01/RFB/MF-MS de 12/04/2011, em relação às Procurações Outorgadas aos Contabilistas para Atendimento na RFB.

    1. Para outorga de poderes para fins de utilização, mediante certificado digital, dos serviços disponíveis no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), deverá ser observado o inciso III do art. 3º da IN RFB nº 944 de 29/05/2009, alterada pela IN 1146 de 06/04/11, transcrito abaixo:

    Art. 3º - A procuração emitida por meio do aplicativo referido no art. 2º deverá ser impressa e assinada perante servidor da RFB:

    ....

    ....

    III – por procurador constituído por procuração pública específica com poderes próprios para a realização da outorga de que trata o art. 1º

    2. Para a outorga de demais poderes para atendimento presencial, os seguintes requisitos serão observados pelos atendentes do CAC – Centro de Atendimento ao Contribuinte;

    2.1. Na procuração deverá conter especificamente poderes para o Outorgado representar o contribuinte junto a Receita Federal do Brasil, não sendo possível a colocação de termos genéricos, tais como “junto a todos Órgãos Federais”.

    2.2. Nos casos de pedidos de parcelamentos de débitos, o instrumento de procuração deverá conter poderes específicos para a prática desse ato, conforme prevê o art. 6º, inciso III da Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 15 de 15/12/2009;

    2.3. Assim como no item anterior, as representações para assinatura e ciência de Auto de Infração deverão ser específicas;

    2.4. Não serão aceitas Procurações por Instrumento Particular sem reconhecimento de firma;

    2.5. Não serão aceitas Procurações por Instrumento Particular com cláusula “Ad Judicia”;

    2.6. As Procurações por Instrumento Particular com cláusulas “Ad Judicia” “Et Extra”, somente serão aceitas com as especificidades constantes nos itens 2.1, 2.2, 2.3 e 2.4.

    A Delegacia da Receita Federal sugere o texto, abaixo, para constar nos Instrumentos Públicos ou Particulares, que delegam representatividade a terceiros para atuarem junto a Receita Federal do Brasil.

    “...Para representar o outorgante para a prática perante a Receita Federal do Brasil, inclusive parcelar, confessar dívidas, requerer e retirar documentos, assinar termos, tomar ciência de decisões administrativas, autos de infração e notificações de lançamentos”.

    A Receita informa, ainda, que o prazo de vigência da procuração deverá ser no máximo de 5 (cinco) anos.

    Fonte: Delegacia da Receita Federal do Brasil em Campo Grande

    • Publicações4050
    • Seguidores19
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2235
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/orientacoes-para-procuracoes-outorgadas-aos-contabilistas-para-atendimento-na-rfb/2667276

    Informações relacionadas

    Priscila dos S S Ribeiro, Advogado
    Modeloshá 8 anos

    [Modelo] Procuração Receita Federal

    Mariana Oliveira, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo Procuração - Menor Representado

    Pensador Jurídico, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] Procuração por instrumento particular

    Leonardo Ribeiro de Sousa, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo de Procuração Poderes gerais e específicos.

    Stefanny Gardim, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Tire suas dúvidas sobre "procuração"

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)