Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Os cinco de seis irmãos nascidos em 8 de dezembro

    Publicado por Espaço Vital
    há 4 anos

    Em 2006, o magistrado assume em comarca de município sergipano com 25 mil habitantes. Em uma das primeiras audiências uma situação inusitada: seis irmãos e irmãs são litisconsortes ativos em uma ação de suprimento de registro de nascimento. Suas idades aproximadamente variam entre 35 e 45 anos.

    Os genitores haviam falecido, e o único documento como início de prova material era um pedaço de papel antigo, que até havia tomado chuva, quase ilegível, que atravessara os anos guardado no porta-documentos de um dos irmãos.

    Esse papelucho fora produzido pela avó materna dos autores, também falecida, que com letra rudimentar, tivera o cuidado de anotar o mês e o ano do nascimento de dois dos seis irmãos e informado a esses que, um dia, iriam conseguir se registrar em um cartório.

    Surpresos com a situação, o juiz e o promotor cuidaram de remarcar a audiência para uma semana após, a fim de que os autores trouxessem parentes ou conhecidos para auxiliar na formação da prova. Na verdade, o magistrado cuidara de ganhar tempo, para estudar o caso.

    Em longa audiência, foram ouvidos todos os seis irmãos autores, entre eles uma irmã, a mais jovem, que era a única que possuía certidão de nascimento. Foi então que o juiz sentenciou em audiência, identificando o ano aproximado de nascimento de cada um dos cinco que não dispunham de documento.

    Houve consenso pela data de 8 de dezembro para os cinco (variando apenas o ano de nascimento), pois esse é o Dia de Nossa Senhora da Conceição, a santa de devoção da avó dos autores. Ela fora quem cuidara de, inobstante sua humildade, efetuar, a seu tempo e modo, o registro de nascimento de dois de seus netos.

    O juiz, o promotor, a escrevente e - claro - os seis irmãos certamente nunca esquecerão deste caso. Em especial, os cinco que não tinham registros oficiais. Todos, uma hora após a sentença, saíram sorridentes do fórum com suas respectivas certidões, documentando seus nascimentos ocorridos “por coincidência” em 8 de dezembro de 1966 a 1974 - com intervalos de 24 meses entre cada um deles.

    O juiz cuidara de convocar o oficial de registros civis, para que cumprisse imediatamente a ordem judicial, ali mesmo na sala de audiências.

    ------

    (*) Sintetizado a partir de um relato do magistrado Geílton Costa Cardoso da Silva, atualmente juiz da 2ª Vara Cível e Criminal de Propriá (SE), publicado em “A Justiça Além dos Autos” (CNJ).

    • Publicações23538
    • Seguidores516
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/os-cinco-de-seis-irmaos-nascidos-em-8-de-dezembro/830921193

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)