Ouvidoria-Geral da Previdência Social soluciona problemas do segurado
O cidadão que deseja se manifestar sobre o atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode fazê-lo por meio da Ouvidoria-Geral da Previdência Social, que recebe reclamações, denúncias, sugestões e elogios. Além de resolver o problema do segurado, a Ouvidoria contribui para o incremento da qualidade do atendimento previdenciário. As informações produzidas a partir das impressões dos cidadãos a respeito dos serviços oferecidos subsidiam os gestores na formulação de políticas estratégicas, explica o Ouvidor-Geral da Previdência, Paulo Marcello Marques.
Registrar uma manifestação na Ouvidoria é fácil. Por telefone, basta o cidadão ligar para a Central 135 e digitar a opção 3 no menu eletrônico. Se preferir a internet, o segurado deve acessar o portal da Previdência Social (www.previdência.gov.br) e clicar no link Ouvidoria-Geral. A manifestação também pode ser apresentada pessoalmente ou por carta, enviada à sede do órgão em Brasília.
Toda manifestação recebida pela Ouvidoria-Geral é avaliada em, no máximo, seis dias. Em 45% dos casos, o cidadão recebe a resposta de sua demanda neste prazo. Nos demais, o pleito é encaminhado à área técnica solucionadora da Previdência Social e o prazo de resposta dependerá da complexidade do que é solicitado pelo cidadão.
Criada em 1998, a OGPS se tornou a maior ouvidoria pública da América Latina e a mais antiga da administração pública direta brasileira. Recebe, em média, 16 mil manifestações por mês. Diariamente são mais de 500 registros, inclusive nos fins de semana e feriados. Em 12 anos, a Ouvidoria-Geral recebeu 1.881.688 manifestações. Somente em 2009 foram 190.599 registros. Destes, 40% referem-se a benefícios (atraso na concessão, revisão, liberação de pagamento etc); 18% são sobre o atendimento nas Agências da Previdência Social e Central 135; 18% são sobre atendimento bancário; 9% denúncias; e, 8%, solicitações diversas.
Carta O cidadão pode saber mais sobre o atendimento da Ouvidoria-Geral da Previdência Social em sua Carta de Serviços, disponível na internet. O documento traz informações sobre o papel da OGPS, a estrutura do órgão, quais tipos de manifestações podem ser feitas e quais são os canais disponíveis para o cidadão se manifestar. Também são destacados os compromissos e padrões de qualidade do atendimento. A versão simplificada da Carta também pode ser encontrada afixada em local visível em todas as 1.162 Agências da Previdência Social.
21 Comentários
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Não existe desculpa para atrazarem a analise de manifestacões, se são muitas, contratem funcionários competentes, mas não culpem a quantidade de processos, isto tudo é questào de saber administrar ou, falta de consideracão com os benefici;arios, . Voce que hoje, do seu alto posto dentro da Previdência e que prejudica os beneficiários, cuidado, amanhã poderás ser um deles. continuar lendo
Essa ouvidoria é só perca de tempo. Uma ouvidoria que naõ resolve nada. Meu marido deu entrada na aposentadoria dia 06/02/2019 e até agora nada. Entrei com uma reclamação na ouvidoria no dia 09/04/2019 e hoje dia 26/06/2019 ainda não tivemos uma resposta, apenas isso Distribuída para Unidade Solucionadora Nivel I, desde o dia 26/04 e não sai disso. Que ouvidoria é essa que não resolve nada. Vou esperar completar 5 meses e vamos entrar na justiça. continuar lendo
Minha mãe está com um processo de aposentaria e a advogada está esperando as contrarrazões a um mês e nada. continuar lendo
Por enquanto não vejo nenhuma agilidade ou utilidade deste órgão, pois no dia 22/12/2016 entrei com uma reclamação sobre a demora de um processo (CCGW53091) e até não obtive nenhuma resposta quanto o desaparecimento do meu processo no INSS de Belford Roxo - RJ. Dentro de uma semana, caso não tenha ainda uma resposta, só me resta recorrer a ouvidoria geral da união. continuar lendo