Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Ouvidoria participa de audiência sobre portais de transparência

    Encontro teve como objetivo padronizar páginas de todas as esferas da Administração Pública

    há 8 anos

    O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC), no âmbito da Ouvidoria-Geral da União (OGU), participou, na última terça-feira (28), de audiência pública na Comissão de Transparência e Governança Pública no Senado. O encontro teve como objetivo padronizar as páginas de transparência em todas as esferas da Administração Pública.

    A iniciativa visa adotar linguagem mais simples e organizar as informações de modo que o cidadão possa acessar e usar os dados com facilidade. Também foi destacada a necessidade de incentivos à cultura política de controle social para que haja ampliação do uso das informações disponíveis nas páginas de transparência.

    Na oportunidade, o ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Júnior, explicou que a transparência ganhou um novo marco com a edição da Lei de Acesso a Informacao e da Lei de Transparência. Também falou dos dois tipos de transparência: ativa, na qual o órgão público divulga as informações espontaneamente aos cidadãos; e passiva, em que os cidadãos pedem alguma informação ao órgão.

    Segundo o ouvidor, existe ainda um terceiro tipo de transparência não previsto em nenhuma lei: a transparência proativa. Nesse caso, o órgão público disponibiliza uma informação que não seria obrigatória, mas que é de interesse do cidadão, como por exemplo a divulgação de informações sobre a utilização dos imóveis funcionais da Administração Pública Federal.

    A audiência foi proposta pelo vice-presidente da comissão e autor do projeto que resultou na criação da Lei da Transparência, João Capiberibe. Na ocasião, estiveram presentes o gerente-geral do Consórcio W3C no Brasil, Wagner Diniz; o coordenador do Instituto Data Senado, Marcos Ruben de Oliveira; o chefe da Central do Cidadão do Supremo Tribunal Federal, Marcos Alegre Silva; o dono da Quanta Consultoria e Projetos, Sinoel Batista; e o diretor da empresa 4MTI – Solução em Tecnologia e Dados Públicos, Matheus Moreira.

    • Publicações2241
    • Seguidores623367
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ouvidoria-participa-de-audiencia-sobre-portais-de-transparencia/357555578

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)