Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Ouvidoria vai à Escola visita Colégio Carlos Marighella

    “A única luta que se perde é aquela que se abandona”. A frase, de autoria de Carlos Marighella, um dos maiores representantes do combate à ditadura militar no Brasil, tornou-se o lema de transformação dos líderes de classe de uma escola estadual que, em fevereiro de 2014, foi rebatizada com o nome do guerrilheiro baiano. E foi com o espírito de perseverança e cooperação que, na manhã desta quinta-feira (24.09), alunos e professores do Colégio Estadual Carlos Marighella, no Stiep, receberam a visita do projeto Ouvidoria vai à Escola, idealizado pela Secretaria da Educação (SEC).

    O ouvidor do TCE/BA, Paulo Figueiredo, e a ouvidora adjunta da SEC, Cynthia Christina de Almeida Batista Matos, mostraram como os estudantes podem ter acesso às respectivas ouvidorias, ressaltando a importância desses canais de comunicação com a sociedade. Como parceiro do programa, o TCE/BA levou ao conhecimento da comunidade estudantil a sua missão institucional, além de apresentar produtos de comunicação como a “Versão Cidadã do Relatório e Parecer Prévio do TCE/BA sobre as Contas do Chefe do Poder Executivo da Bahia Relativas ao Exercício de 2014”, o vídeo institucional “O TCE mais perto de você” e a cartilha “Heróis da Cidadania conhecem o TCE/BA”.

    Além de sugerir aos diretores e professores uma leitura mais apurada das cartilhas da Corte de Contas baiana, o ouvidor Paulo Figueiredo propôs que o material impresso seja utilizado como temas transversais em aulas e trabalhos para os estudantes. “O Tribunal de Contas do Estado tem produzido importantes conteúdos para a sociedade. A partir da leitura dessas cartilhas que distribuímos hoje, é possível entender a história de 100 anos do TCE/BA e ainda trabalhar temas como os controles das contas públicas e social em várias disciplinas”, explicou o ouvidor.

    Criado pela Secretaria da Educação, o Ouvidoria vai à Escola tem como objetivo incentivar a comunidade escolar e toda a sociedade a participar do dia a dia da escola pública, fazendo sugestões, elogios e críticas na própria unidade visitada pelo projeto.

    DEPOIMENTOS

    “Este é um projeto importante por ser muito esclarecedor. Além disso, os estudantes, professores e diretores podem ter um contato mais estreito com as ouvidorias. Essa escuta direcionada é fundamental para se eliminar as pendências. No momento em que as ouvidorias têm aqui uma representação presencial aqui na escola, a comunidade estudantil percebe que a participação popular não se dá de forma aleatória. Isto é um avanço no relacionamento entre os gestores e na expectativa de solução dos problemas”.

    Aldair Dantas, diretora do Colégio Estadual Carlos Marighella.

    “A Secretaria da Educação e o Tribunal de Contas do Estado da bahia estão de parabéns. Que venham mais projetos para fortalecer este diálogo com a comunidade estudantil no que diz respeito à melhoria da educação. É muito bom trocar informações, experiências e conhecer a realidade da escola e das instituições públicas. Na construção de um processo democrático, temos vários avanços como eleições para colegiados e gestores da escola”.

    Jane Meire Medrado, vice-diretora do Colégio Estadual Carlos Marighella.

    “Um evento como esse desperta o interesse dos alunos para buscar soluções para a escola. É bom saber que a gente pode contar com um canal como as ouvidorias do Tribunal de Contas e da Secretaria da Educação para expor os nossos problemas. Estou há três anos nessa escola e nunca tinha recebido a visita de um projeto como esse”.

    Vítor Santos Lima, aluno do 1º A, matutino

    “Gostei muito desse projeto porque, com ele, a gente pode explicar tudo o que acontece na nossa escola e discutir assuntos que podem levar a soluções”.

    Larisse Salomão Barbosa, 6º ano

    • Publicações1811
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações51
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ouvidoria-vai-a-escola-visita-colegio-carlos-marighella/235266239

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)