Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Pacto das Águas encerra encontro com pactuação de ações para recursos hídricos

    O II Encontro Estadual do Pacto das Águas foi encerrado pelo Governador Cid Gomes nesta quinta-feira (03/09) no Centro de Convenções do Ceará. Acompanhado por secretários de Estado, o governador assistiu à apresentação de Eudoro Santana, coordenador do Pacto, que expôs os 34 programas pactuados no Encontro, detalhando as instituições e entidades comprometidas com cada ação prevista no Plano Estratégico para os Recursos Hídricos do Ceará.

    O governador Cid Gomes ratificou as pactuações firmadas pelas instituições. Para ele, mais do que ações desencontradas um bom governo se faz com um bom planejamento e bons projetos. “Esse documento é para nós a Bíblia. Ele orientará as ações e, a partir de agora, é comando de governo”, afirmou.

    O governador citou diversas ações em andamento na área da gestão hídrica. Entre elas, a aquisição de radares de alta potência que devem ser instalados em março de 2010, em Quixeramobim, com a função de monitorar a umidade dos solos, entre outras funções. No tocante ao acumulação de águas, informou sobre o acréscimo de 10% da capacidade hídrica estadual com a construção de novos açudes já em andamento. Cid Gomes abordou ainda a transposição do rio São Francisco que já é realidade no Ceará e conta com cerca de 5 km de obras na região de Mauriti.

    O presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, deputado Domingos Filho (PMDB) destacou que o apoio dado pelo Governo Estadual foi fundamental para a realização do trabalho. “Quando instituímos o Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos pensávamos em oferecer ao Ceará a oportunidade de reunir representantes de todos os níveis, a fim de elaborar proposituras de Estado, e não, de governo”, disse. Para ele, o Pacto das Águas, primeira ação do Conselho, representa o compartilhamento dos desafios entre as instituições como um esforço comum a fim de que o Ceará saia na frente na melhoria da gestão dos recursos hídricos.

    Para Rodrigo Flexa, representante da ANA (Agência Nacional de Águas), a metodologia do Pacto deve se replicar e já é um março nacional. Segundo Flexa, é interessante internalizar o tema Água na Assembléia Legislativa, sensibilizar e integrar os municípios. “Raízes foram fincadas entre diversos atores para que se envolvam na gestão da água”, disse. Trata-se, para ele, de uma construção de valor inestimável porque a sociedade está encaminhando uma política de Estado. “Agora é a hora de fazer a roda girar”, enfatizou, referindo-se ao Governador no compromisso com a implementação das ações.

    US/CG

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pacto-das-aguas-encerra-encontro-com-pactuacao-de-acoes-para-recursos-hidricos/1843510

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)