Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Paim diz que busca texto de consenso em projeto que criminaliza homofobia

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    Relator na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do projeto de lei que criminaliza a homofobia ( PLC 122/2006 ), o senador Paulo Paim (PT-RS) voltou a afirmar nesta segunda-feira (25), Plenário, que é possível alcançar um texto de consenso para a proposta. O parlamentar disse que está conversando “com todos” para apresentar uma redação equilibrada.

    - Pretendemos apresentar um relatório equilibrado, buscando consenso ou pelo menos um grande entendimento. A premissa com que pretendo nortear o debate e a redação é a premissa maior do que todos somos, a despeito de nossa cultura, de nossa opção religiosa, ou orientação sexual - disse o senador, que já havia cobrado uma solução de consenso durante audiência sobre o tema na CDH .

    Paim observou que todos os grupos sociais envolvidos no debate são enfáticos ao condenar a homofobia. Afirmou ainda que não há espaço para a intolerância e ou o preconceito em um país democrático e plural.

    - Na há lugar num país democrático, num país livre como o nosso e o país dos nossos sonhos que a gente conviva ainda com aceitação da discriminação e da intolerância de qualquer matriz. Eu duvido que alguém diga que é homofóbico, eu duvido que alguém diga que gosta do ódio, eu duvido que alguém diga que é adepto da violência - disse o parlamentar.

    A Constituição federal, acrescentou Paim, garante igualdade de tratamento a todos os brasileiros e independentemente de religião, cor ou orientação sexual.

    - Em uma sociedade que se pretenda democrática, a vontade geral só poderia admitir a intolerância, nos estritos marcos legais, contra a própria intolerância, ou seja, nós temos que ser intolerantes com a intolerância, aí sim - disse Paim.

    Direitos

    O senador comparou ainda a resistência hoje de alguns grupos a direitos dos homossexuais com a situação vivida por outras minorias ao longo da história. Lembrou ainda de avanços legais nos últimos anos como o reconhecimento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da equiparação da união homossexual à heterossexual.

    - Não faz muito tempo nós vivíamos concepções de mundo mesquinhas e antigas, que tiranizavam africanos e afrodescendentes e que negavam às mulheres o direito à voz, ao voto e a qualquer atuação fora dos estreitos limites do próprio lar. Avançamos. Esse é um tempo que esperamos não volte nunca mais - declarou.

    • Publicações54073
    • Seguidores268495
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/paim-diz-que-busca-texto-de-consenso-em-projeto-que-criminaliza-homofobia/100417038

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)