Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Palestra no TRT: Saúde Mental no Trabalho

    A Saúde Mental é tema de palestra no TRT-PR

    Trabalho não depende só de raciocínio, mas também das relações afetivas, explica Elder Andrade.

    A Saúde Mental e trabalho no serviço público a contribuição da Psicodinâmica do Trabalho foi tema da palestra realizada nesta sexta-feira (14), no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR). Promovida pela Escola Judicial, a apresentação - que integra o Ciclo Permanente de Palestras 2011 - foi ministrada pelo Médico do Trabalho Elder Andrade Moronte, que abordou o tema da saúde mental do trabalho especificando aspectos do cotidiano do servidor público.

    Segundo o médico, a dificuldade em identificar transtornos mentais decorrentes da atividade profissional remete-se ao preconceito e à discriminação. Além disso, soma-se o fato de a desordem psíquica ser, muitas vezes, mascarada por sintomas físicos. Para Elder, nem sempre a alta demanda de trabalho resulta em transtornos mentais. Se a atividade exercida vier acompanha de alto prestígio social, significa que existe um alto poder de decisão por parte do profissional. Dessa forma, a motivação e o crescimento fazem parte da rotina do trabalhador. Porém, se a alta demanda de trabalho estiver associada a um baixo poder de decisões como acontece nas linhas de montagem das indústrias , o ritmo acelerado e a tensão psicológica podem gerar riscos à saúde mental.

    Outro fator apontado como prejudicial para a saúde é o aumento da pressão referente ao tempo destinado à realização de atividades, tendo em vista que, para os servidores da área jurídica, os prazos são sagrados, diz o médico. Já o acúmulo de funções e a estagnação na carreira, quando se trata de funcionários públicos, impossibilita o desenvolvimento das potencialidades humanas. Além disso, os funcionários acabam levando trabalho para casa, sem nem ao menos perceber, pois não são raras as vezes em que nos pegamos pensando nos afazeres profissionais durante o banho ou conversando sobre o trabalho durante as refeições familiares, explica.

    Elder ainda ressaltou, que quando as dificuldades no trabalho aumentam, as pessoas criam estratégias defensivas para sublimar o medo, ou mascarar uma ansiedade. Essas estratégias podem ser adotadas tanto individualmente quanto coletivamente, resultando na exclusão de colegas que resistem às novas medidas adotadas, no individualismo e na desorganização dos vínculos afetivos. Mas, apesar de todas as adversidades advindas do âmbito profissional, o médico garante que ainda é melhor para a saúde estar empregado do que estar desempregado.

    Texto e fotografias por: Letícia Gabriele, estagiária supervisionada por jornalista profissional.

    • Publicações3167
    • Seguidores630993
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/palestra-no-trt-saude-mental-no-trabalho/2890244

    Informações relacionadas

    Erika Verde, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Setembro amarelo: como promover a saúde mental na sua empresa?

    Tania Dantas, Administrador
    Notíciashá 3 anos

    Campanha da Justiça do Trabalho promove valorização da saúde mental no trabalho

    Gilson Gomes, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Trabalho Escravo

    Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região
    Jurisprudênciahá 5 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região TRT-4 - Recurso Ordinário: RO XXXXX-77.2017.5.04.0028

    Bruna Francischini, Advogado
    Artigoshá 8 meses

    Direito e Saúde Mental

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)