Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Papel da DPU na proteção às religiões afro-brasileiras é tema de audiência

    há 8 anos

    Porto Alegre – A Defensoria Pública da União (DPU) no Rio Grande do Sul promove a audiência pública O Papel da DPU na Proteção das Religiões Afro-Brasileiras, na próxima terça-feira (27). O evento, gratuito e aberto ao público em geral, será realizado a partir das 14h no Auditório do Centro Universitário La Salle Canoas-RS, na Avenida Vitor Barreto, 228, no Centro de Canoas.

    A mesa da audiência contará com a defensora regional de direitos humanos do Rio Grande do Sul, defensora pública federal Ana Luisa Zago de Moraes e com o titular do 1º Ofício de Canoas, defensor público federal César de Oliveira Gomes. Ambos coordenarão os trabalhos. Serão convidados a participar da audiência, sem prejuízo da participação de outros legitimados, representantes de diversos órgãos públicos e instituições civis vinculadas à Justiça, à promoção dos direitos humanos e à defesa das religiões afro-brasileiras.

    Uma das justificativas para a ação são os diversos processos de assistência jurídica que a instituição tem recebido relativas à proteção de comunidades de terreiro, bem como a frequência com que são noticiados na imprensa recorrentes episódios de intolerância religiosa contra as religiões de matriz africana, como também a produção acadêmica sobre essa questão.

    Um exemplo recente é o do Centro de Umbanda Ogum Lanceiro e Iemanjá (Cuoli), de Canoas, que sofre ameaças de despejo por parte da Aeronáutica há pelo menos 16 anos e, em maio de 2014, foi alvo de uma ação de reintegração de posse ajuizada pela União. Em atividade há quase 50 anos, o Cuoli é conhecido como a primeira casa no município de Canoas a promover a procissão em Homenagem aos Pretos Velhos da Umbanda. É, ainda, um dos poucos na região a oferecer o culto da Nação Oyó, prática religiosa em extinção no estado. Referência não só para religiosos de matriz africana, como também para moradores carentes da área do Quinto Comando Aéreo Regional do bairro Niterói, onde está instalado, o Cuoli é um espaço de manifestação cultural, artística, étnica e religiosa afro-brasileira.

    Desde 2014, a DPU vem auxiliando o centro a evitar o despejo pela via individual e, em junho, protocolou uma ação civil pública na Justiça Federal contra o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a União Federal. Na ação, que tem como objetivo preservar o patrimônio histórico e cultural afro-brasileiro, é pedida urgência ao tombamento provisório e, posteriormente, definitivo, do centro de umbanda. A ação ainda tramita na Justiça em conjunto com um agravo de instrumento, protocolado em maio de 2016 no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que pede efeito suspensivo ativo contra decisão que pede a desocupação do imóvel. O agravo, negado liminarmente em 3 de junho, ainda está em tramitação na Justiça.

    Serviço
    Audiência Pública: O papel da DPU na proteção das religiões afro-brasileiras
    Data: 27 de setembro de 2016, terça-feira.
    Horário: 14h às 18h
    Local: Auditório do Centro Universitário La Salle Canoas-RS: Avenida Vitor Barreto, 228 – Centro - Canoas (RS)
    Aberto ao público
    Informações: e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / telefone (51) 3216-6961





    Para mais informações sobre a audiência, acesse o Edital 01/2016.

    GGS/MGM
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4493
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações135
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/papel-da-dpu-na-protecao-as-religioes-afro-brasileiras-e-tema-de-audiencia/387066751

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)