Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Para Humberto, decisão do STF restaurou o princípio da presunção de inocência

    Publicado por Senado
    há 5 anos

    O líder do PT, senador Humberto Costa (PE), disse nesta terça-feira (12) em Plenário que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) contra a prisão de condenados em segunda instância restaurou o princípio constitucional da presunção de inocência. Para ele, os magistrados garantiram o cumprimento de um direito individual para impedir que inocentes cumpram pena “injusta”, como o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

    Humberto Costa argumentou que, sem sentença condenatória transitada em julgado, não há motivo para privação de liberdade. Ele sugeriu, como medida contra a morosidade dos processos, mais agilidade no funcionamento da Justiça e tribunais de primeira instância. O parlamentar acredita, entretanto, que a prisão de Lula é parte de um “processo de ruptura democrática”, assim como, segundo ele, está acontecendo na Bolívia.

    — Lula passou 580 dias preso, porém não esmoreceu. Seu vigor e sua disposição para a luta são contagiantes. Entendemos que é preciso unidade para frear onda conservadora, que tem varrido o mundo e matado democracias. A Bolívia é a bola da vez. Precisamos nos reagrupar para preservar o Estado de direito e impedir retrocessos democráticos. Não vamos sucumbir ao discurso fascista de repressão e de implantação de um novo AI-5 — acrescentou.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268495
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/para-humberto-decisao-do-stf-restaurou-o-principio-da-presuncao-de-inocencia/779857428

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)