Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Pardais entram na lista de animais extinção

    Seu declínio recente coloca-os na 'Lista Vermelha' da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). (Imagem:Reuters)

    Cientistas e especialistas dizem que as alterações graves no ecossistema urbano nos últimos tempos, tiveram enorme impacto sobre a população de pardais, cujos números estão declinando constantemente. Eles acreditam que as aves não podem retornar a menos que algumas medidas sejam tomadas agora.

    Um jovem observador de aves, Mohammed Dilawar, começou sua carreira com interesse ecológico e ambiental, mas logo voltou seus interesses para cuidar das aves, principalmente os pardais que estão desaparecendo rapidamente em muitas metrópoles do mundo.

    "Eles costumavam construir seus ninhos de baixo dos telhados das casas. Entretanto, alterar projetos arquitetônicos em assentamentos urbanos não deixa lugar para eles se aninharem" , disse Arun Sharma, cientista associado ao departamento de floresta do governo de Delhi, a um jornal de Mumbai.

    A radiação das torres móveis e o excessivo uso de fertilizantes químicos estão agravando o problema e foram identificados como dizimadores de pardais. "O uso excessivo de fertilizantes pelos agricultores mata os insetos que os alimentam" , explicou Sharma.

    De acordo com Mohammad E. Dilawar, cientista e mentor do movimento do Dia Mundial dos Pardais, que acontece no dia 20 de março, em um país como a Índia, onde as pessoas estão em campanha para a conservação de animais como tigres e elefantes, os pardais têm sido muito negligenciados apesar do seu desaparecimento visível das áreas urbanas, bem como em localidades rurais.

    "Isso se reflete no fato de que nenhum estudo adequado em todo o país foi realizado para contagem do número de pardais", disse Dilawar.

    O único estudo de confiança no país, realizado recentemente pela Andhra University, destacou que a população de pardais caiu mais de 60%, mesmo em áreas rurais do litoral sul. O desaparecimento da pardais na Índia tem sido amplamente divulgado, mas as respostas têm sido muito suaves até agora. Seu declínio recente coloca-os na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN)", acrescentou o cientista.

    No entanto, estudos em países ocidentais têm demonstrado o índice alarmante de declínio da população de pardal nas localidades urbanas e suburbanas.

    Uma pesquisa realizada pela British Trust de Ornitologia tem mostrado que a população de pardal na Grã-Bretanha diminuiu cerca de 58% desde 1970 nos jardins durante o inverno. Os jardins suburbanos têm mostrado um declínio maior de 60%, comparado aos jardins rurais com declíneo de 48%.

    "Os pardais nunca teriam sido um motivo de preocupação para nós com sua presença diminuta nos nossos lares. Talvez, por isso seu desaparecimento gradual passou despercebido", disse Rohan Srivastava, um amante de pássaros. E o fato de os pardais não terem um lugar de destaque nas pesquisas ambientais publicadas pelo governo lembra uma das viagens silenciosas dos pardais em esquecimento, acrescentou ele.

    "Eles são um importante indicador biológico. O declínio no seu número é uma lembrança sombria de degradação dos ambientes urbanos e do perigo do bem-estar humano ao longo prazo,'' disse Sheila Dikshit, ministra-chefe do governo de Delhi.

    • Publicações3784
    • Seguidores329051
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7243
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pardais-entram-na-lista-de-animais-extincao/2618642

    Informações relacionadas

    Senado
    Notíciashá 7 anos

    Crise do sistema de aposentadorias já preocupava dom Pedro II

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Triste saber que o ser humano foi chamado a "cuidar" da vida, dos animais e vegetais, tendo respeito por eles e viver em harmonia com estes reinos. Mas os homens, cegos por egoísmo e ignorância, está matando a vida em nosso belíssimo Planeta!!! Até quando? Ate a Mãe Terra se revoltar e castigar a humanidade..... continuar lendo

    Muito triste isso . Percebi recentemente o sumiço dessa Ave que faz parte da história da
    Minha vida . Quem nunca salvou um Pardal por bater a cabecinha em um
    Vidro ? Triste isso continuar lendo

    Realmente esta foi a ave mais presente na minha infância em SP, por outro lado não me lembro, à época, da presença de sabiás, bem-te-vis, maritacas (não se comparadas à quantidade de pardais) e outras aves q agora estão mais presentes na cidade do que os pardais, o q me faz pensar que a proliferação dessas últimas fora em detrimento dos pardais (?). Isso me fez pensar em outra questão: qual a forma de auto-proteção que estas aves nativas, as quais me referi, encontraram pra, não só sobreviver, bem como se expandir na cidade? continuar lendo