Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Parlamentares, entidades e movimentos

    Um ato de apoio aos integrantes da Ocupação Lanceiro Negros foi realizado na manhã desta sexta-feira, 16, em frente ao prédio da Ocupação Mirabal, no centro de Porto Alegre. Logo após o ato, foi realizada uma caminhada até o Piratini, onde uma comitiva formada por deputados federais, estaduais, vereadores e integrantes dos movimentos sociais entregaram um documento exigindo a demissão do secretário de Segurança, Cézar Schirmer.

    O pedido de demissão do secretário se deve à forma ilegal e violenta com que o governo do Estado encaminhou a desocupação do prédio onde estavam morando as famílias dos Lanceiros Negros, na noite de quarta-feira, 14, véspera de feriado. Num desrespeito à Constituição Federal e Estadual, numa afronta ao protocolo de desocupação e despejo, oficiais de Justiça e Brigada Militar jogaram famílias inteiras, incluindo crianças e idosos, na rua durante à noite.

    A Brigada Militar usou contra as famílias e as pessoas que acompanhavam a desocupação, bombas de gás e balas de borracha, atingindo até mesmo crianças.Presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALRS, o deputado Jeferson Fernandes (PT) foi agredido, algemado e preso. Mulheres integrantes do movimento também foram agredidas, desrespeitadas e presas.

    Para a deputada Stela Farias, líder da Bancada do PT na ALRS, a demissão do secretário de Segurança é o mínimo que o governador Sartori pode fazer para começar a reparar as arbitrariedades que foram cometidas numa única noite. “O mais grave de tudo é que hoje, na chegada da caminhada no Palácio Piratini, o deputado Jeferson Fernandes identificou um tenente-coronel da Casa Militar entre os que estavam acompanhando a ação da Brigada Militar”, informou a parlamentar. “O gabinete do governador estava ciente de toda violência e ilegalidade que estavam sendo praticadas e até o momento Sartori não se dignou sequer a atender uma ligação do presidente da ALRS”, critica Stela Farias.

    O despejo violento causou comoção em vários segmentos da sociedade gaúcha. Desde a noite de quarta-feira, é incessante o movimento de pessoas em frente a Ocupação Mirabal para entrega de donativos. “Infelizmente, enquanto tudo isso acontece, o governador Sartori some e não dá qualquer satisfação à sociedade gaúcha”, lembra a parlamentar. “O que temos até o momento são manifestações de secretários de Estado que, em resumo, tentam nos convencer que a culpa é das Vítimas”, aponta Stela Farias. “O governador Sartori ao se ausentar neste momento de crise desonra o mandato que lhe foi concedido pelo povo gaúcho e rasga sua própria história de quem, no passado, lutou contra a ditadura militar”, finaliza a líder da bancada petista.

    © Agência de Notícias
    As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parlamentares-entidades-e-movimentos/469575873

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)