Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Parlamentares jovens aprovam projetos em Plenário

    O plenário Juscelino Kubitschek recebeu na sexta-feira (27/4) os 47 deputados da 19ª edição do Parlamento Jovem Paulista, que apresentaram suas propostas em uma simulação da última etapa do processo legislativo, a Ordem do Dia.

    A sessão foi aberta pela deputada Célia Leão (PSDB), que comparou o evento à celebração de um casamento. "É uma festa, e é a consequência do trabalho e da preparação de todos."

    Célia é autora do Projeto de Resolução 798/1999, que criou o Parlamento Jovem. "Eles vêm para cá muitas vezes sem saber como funciona o processo legislativo e saem crescidos, maduros e entendendo que a política é o melhor caminho para a mudança na sociedade", declarou.

    A deputada jovem Juliana Ribeiro, 17 anos, conduziu a votação da Mesa Diretora. Ela já participou do projeto três vezes, e o considera um aprimoramento da vida intelectual. "Ele dá mais incentivo ao estudo e ao conhecimento da política", explicou.

    A votação

    As chapas União Jovem, Revolução Jovem e Partido Jovem Democrático concorreram à Mesa Diretora. Não havendo maioria absoluta na primeira votação, ocorreu empate entre o segundo e o terceiro lugar. O desempate foi feito pelo critério de idade, e a Partido Jovem Democrático permaneceu na disputa por sua presidente ser mais velha.

    Os deputados fizeram então um segundo processo, em que votaram entre as chapas União Jovem e Partido Jovem Democrático. Os integrantes do União Jovem foram eleitos para ocupar a Mesa.

    Os jovens parlamentares foram chamados individualmente à tribuna para defender seus projetos, os quais foram votados posteriormente por blocos par­tidários, sendo todos aprovados.

    José Francisco Cassiano de Oliveira, de 14 anos, foi um deles. Sua proposta pelo Partido da Cultura e Educação foi inserir o método Estudo do Meio no conteúdo pedagógico das escolas regulares e técnicas do Estado. A técnica correlaciona atividades das matérias lecionadas a ambientes culturais.

    Morador da capital e estudante da EMEF Jornalista Paulo Patarra, essa foi a primeira vez do aluno na Alesp e no Parlamento Jovem. Ele já havia participado de programa semelhante na Câmara Municipal, no ano passado, incentivado por sua professora, que também o trouxe ao PJ. "A oportunidade ensinou-me como funciona a Assembleia e foi uma experiência única", afirmou.

    Vida parlamentar

    O último dia 27 foi agitado na rotina dos deputados jovens. Logo pela manhã, participaram de três comissões nos plenários Dom Pedro I, José Bonifácio e Tiradentes. Nelas, os parlamentares discutiram os projetos, assim como é feito nas comissões permanentes da Casa.

    A realização das comissões foi novidade na edição deste ano. "Foi uma experiência especial, para que na próxima edição possamos oferecer um modelo baseado nesse", explicou o coordenador do Parlamento Jovem, Rodrigo Tritapepe.

    Outra inovação foi o ofe­recimento de um curso de coaching aos candidatos, logo no primeiro dia de atividades. "O coaching preparou os jovens para os dois dias de atuação como parlamentares da Casa. Depois do curso houve uma transformação significativa, eles sentiram-se mais seguros e consolidaram suas ideias com mais clareza", afirmou Daniel Ranieri Costa, diretor do Departamento de Documentação e Informação da Alesp Ranieri também pontuou que esta edição teve recordes de inscrições, e concluiu:"Nesses dois dias aprendemos muito com esses jovens, ficamos surpresos com a qualidade dos apontamentos que fizeram. Estamos muito felizes com a conclusão dos trabalhos".

    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações83
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parlamentares-jovens-aprovam-projetos-em-plenario/571964964

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)