Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Parlamento gaúcho realizou sete edições do Fórum dos Grandes Debates em 2017

    Em 2017, a Assembleia gaúcha realizou sete edições do Fórum dos Grandes Debates, reunindo mais de 4,8 mil pessoas. Igualdade de gênero, o papel do Estado e a alimentação saudável foram alguns dos temas discutidos ao longo do ano.

    Questões de gênero inauguraram o Fórum dos Grandes Debates da Assembleia Legislativa deste ano. Na primeira edição do evento de 2017, que ocorreu em 22 de maio, duas senadoras e uma deputada federal compartilharam suas experiências ao discutir o tema Mulheres no Poder – Os desafios nos espaços da política. As senadoras Constanza Moreira, da Frente Ampla do Uruguai, e Regina Souza, do PT do Piauí, dividiram a mesa com a deputada federal Jandira Feghali, do PCdoB do Rio de Janeiro, para abordar os obstáculos enfrentados pelas mulheres no exercício do poder e a herança cultural que as mantêm fora dos espaços decisórios.

    O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos foi o palestrante da segunda edição do Fórum dos Grandes Debates da Assembleia Legislativa, realizado em 1º de junho. Autor de dezenas de obras e premiado em diversos países, Boaventura falou sobre Democratizar a Democracia, um de seus conceitos mais difundidos no mundo.

    Já em 9 de agosto, o tema foi O Papel do Estado e o Desenvolvimento do País. O encontro teve como palestrantes o senador Roberto Requião (PMDB/PR), o economista Márcio Pochmann e o médico e vice-presidente do PCdoB, Walter Sorrentino.

    A quarta edição foi realizada em 18 de setembro com o tema Educação no desenvolvimento regional. Na ocasião, a Assembleia Legislativa lançou a Frente Gaúcha em Defesa das Universidades e Institutos Federais do Rio Grande do Sul. O ato reuniu reitores das 10 instituições públicas de ensino federal no RS, a bancada federal gaúcha e as bancadas estaduais, além de entidades de servidores e alunos, dos movimentos sociais e de 50 municípios representados.

    Em 4 de outubro, o pesquisador francês Patrick Caron, a chef de cozinha Bela Gil e Frei Sérgio Göergen falaram sobre Agroecologia e alimentação saudável. Mesmo com abordagens diferentes, os debatedores chegaram à mesma conclusão: a agroecologia é uma alternativa possível para a crise da agricultura convencional, expressa nos malefícios causados ao meio ambiente e a saúde humana em decorrência da utilização intensiva de agrotóxicos nas lavouras.

    A sexta edição do evento ocorreu em 18 de outubro, com o tema O Papel das Mulheres na Reforma Protestante. A atividade foi realizada em parceria com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e Igreja Evangélica Luterana do Brasil, integrando a agenda alusiva aos 500 Anos da Reforma Protestante. As palestrantes foram a secretária-executiva da Secretaria de Mulheres na Igreja e na Sociedade, da Federação Luterana Mundial (FLM), pastora doutora Elaine Neuenfeldt; a vice-presidente de comunicação da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), jornalista Aline Koller; e a professora de Teologia Feminista e co-coordenadora do Programa de Gênero e Religião das Faculdades EST, pastora doutora Márcia Blasi.

    A última edição, em 25 de outubro, teve o embaixador Celso Amorim, que falou sobre A política externa e o desenvolvimento. O diplomata analisou a operação Lava Jato, criticou a política externa atual e condenou a postura do governo brasileiro em relação à crise na Venezuela. Ao analisar a imagem do Brasil no exterior, afirmou ainda que a mudança do conceito de trabalho escravo, promovida pelo governo Temer, representou um golpe para o País.

    *Com informações de Olga Arnt, Celso Bender e Francis Maia

    © Agência de Notícias
    As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parlamento-gaucho-realizou-sete-edicoes-do-forum-dos-grandes-debates-em-2017/534386946

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)