Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Parlamento Jovem discute questões históricas do Brasil

    Edição comemorativa marca 180 anos da Assembleia Legislativa

    No ano em que a Assembleia Legislativa completou 180 anos, o Parlamento Jovem 2015 não só trouxe alunos do ensino médio das escolas paulistas para viver um dia como deputados, apresentando e votando projetos, mas também os levou num mergulho histórico a São Paulo de 1835, quando se prenunciavam alguns dos problemas que a metrópole dos dias atuais enfrenta.

    Nesta edição comemorativa do PJ, tomaram posse nesta sexta-feira, 6/11, 34 deputados jovens - seriam 36, número de parlamentares do Legislativo da então província, entretanto duas jovens inscritas não puderam participar. Eles são autores de projetos que discutem saneamento, educação e saúde, entre outros temas, elaborados sob perspectiva histórica e propostos para abordar questões com que São Paulo se deparava em 1835.

    Mas os projetos estão relacionados com a época atual em áreas importantes e estratégicas, observou o deputado Carlos Giannazi (PSOL), que, juntamente com Itamar Borges (PMDB), dirigiu a cerimônia de diplomação dos deputados e instalação do Parlamento Jovem, em sua 17ª edição.

    "Se houvesse desenvolvimento sustentável em 1835, e investimento em educação, saúde e infraestrutura, não estaríamos na situação em que estamos hoje", afirmou Giannazi. Ele fez ainda uma profissão de fé na atividade política. "Não existem espaços vazios na política. Se pessoas de bem não os ocuparem, outras o farão. E política não é corrupção, é a busca do bem comum relacionada à participação. Vocês estão fazendo política hoje" , arrematou o parlamentar.

    "Esse é o nosso papel, e de vocês, como deputados jovens: representar o povo com ética e responsabilidade", complementou Borges.

    A entrega dos diplomas aos deputados jovens foi feita por Giannazi, Borges, pelo secretário Geral Parlamentar da Assembleia, Rodrigo del Nero, e pelo prefeito de Tabatinga, Rafael Camargo, que participou do PJ nos anos de 2004 e 2007.

    Os deputados jovens eleitos representaram cinco partidos: Partido das Questões Sociais, com quatro parlamentares; Partido da Educação e Cultura, 11 membros; Partido da Infraestrutura e das Finanças, sete integrantes; Partido da Natureza, dez deputados; e Partido da Saúde, quatro.

    Mesa Diretora

    Como primeiro ato após a diplomação e juramento, os deputados jovens elegeram a Mesa Diretora. Saiu vencedora a chapa Legiferando o Progresso, composta por Rogério Nakaja (Infraestrutura e Finanças), presidente; Matheus Carvalho (Infraestrutura e Finanças), vice-presidente; Jacqueline Giacon (Natureza), 1ª secretária; e João Bernardes (Educação e Cultura), 2º secretário. Ela obteve 20 votos no segundo turno (12 no primeiro), superando a chapa Geração Metamorfose, com 14 votos (13 na primeira rodada de votação). Esta era formada por Pedrinho Bueno (Partido das Questões Sociais), Thaís Santos (Natureza), Laís Sanches (Infraestrutura e Finanças) e Gabriel Bergamasco (Educação e Cultura).

    A chapa Nação, com Diego Pessoa (Infraestrutura e Finanças), Mariana Silva (Natureza), Cyndi Bechert (Educação e Cultura) e Vinícius Abude (Saúde), obteve nove votos.

    "Temos um dever a cumprir com o Estado e a nação. E estamos pensando no passado, no presente e no futuro como uma forma de ajudar as pessoas", declarou Nakaja. Uma das criadoras do Parlamento Jovem, a deputada Célia Leão (PSDB) reiterou a importância da iniciativa de familiarizar os jovens com a política. "O meu entusiasmo se espelha no entusiasmo de vocês", ela resumiu.





















    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parlamento-jovem-discute-questoes-historicas-do-brasil/252895790

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)