Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Parlasul pode debater proporcionalidade com ministros

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 14 anos

    Integrantes da Mesa Diretora do Parlamento do Mercosul (Parlasul) discutem nesta sexta-feira (8), em Montevidéu, proposta de realização de um encontro dos ministros de Relações Exteriores dos quatro países do bloco - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai para discutir o critério de proporcionalidade na representação dos países no Parlasul. A intenção é promover o encontro na mesma data da realização da próxima sessão do parlamento, no dia 18.

    Segundo acordo aprovado pelo Parlasul, em abril do ano passado, a partir de janeiro de 2011, a representação paritária atual (18 representantes para cada país) acaba e os países-membros deverão promover eleições diretas para escolher seus representantes, conforme o que se convencionou chamar de proporcionalidade atenuada ou representação cidadã.

    O critério da representação cidadã é baseado no número de habitantes de cada país por meio de uma fórmula que considera grupos populacionais em intervalos sucessivamente maiores para propiciar a atenuação no critério de proporcionalidade. Por esta regra, no período 2011/2014, Paraguai e Uruguai manteriam o direito a 18 representantes e Argentina e Brasil teriam, respectivamente 26 e 37.

    Mas o acordo só entrará em vigor depois de confirmado pelo Conselho do Mercado Comum, órgão máximo do Mercosul, composto por ministros de Relações Exteriores e de Economia dos quatro países. O conselho só volta s e reunir em dezembro.

    Parlamentares que integram a Mesa julgam que um diálogo direto com os ministros poderá ajudar a destravar as negociações para o estabelecimento do número de parlamentares a que cada país terá direito no órgão legislativo regional.

    Na próxima sessão do parlamento, o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, anunciará aos parlamentares os planos para a presidência pró-tempore brasileira no Mercosul, que vai até o fim do ano.

    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parlasul-pode-debater-proporcionalidade-com-ministros/2408783

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)