Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Parnaíba homenageará Evandro Lins e Silva com "cidade judiciária"

    Uma realidade em vários países da América Latina, a ideia de implantação das cidades judiciárias no Brasil foi encampada pelo então ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Edson Vidigal (1989 2006). Adotada em cidades do interior paulista como Ribeirão Preto, Campinas, Franca, assim como no interior do Nordeste, em municípios como Caíco (RN) e Caxias (MA), a iniciativa agora fará parte do dia a dia da cidade piauiense de Parnaíba, com o lançamento, no próximo dia 14 de agosto, da pedra fundamental da cidade judiciária Evandro Lins e Silva.

    Primeira entidade do judiciário brasileiro a recordar o centenário de nascimento do grande jurista, o homenageando na IX edição do Prêmio AMB de Jornalismo deste ano, a Associação dos Magistrados Brasileiros apoia a iniciativa da prefeitura de Parnaíba com louvor. Até porque, entre outra coisas, Evandro Lins e Silva é um dos filhos mais ilustres de Parnaíba.

    Logo que ficamos sabendo da iniciativa da prefeitura de Parnaíba de criar a cidade judiciária Evandro Lins e Silva abraçamos a ideia, destaca o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Nelson Calandra. A homenagem não poderia ser mais relevante tendo em vista a importância de Evandro para a Justiça brasileira. Não vamos deixar de desfrutar dessa querida homenagem, enfatiza o magistrado.

    Para o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto (PT), o complexo terá função social positiva em vários pontos. Um deles diz respeito à acessibilidade, facilitando de maneira prática e rápida, a vida não apenas da população local, mas de cidades do entorno. A outra tem como foco um dos orgulhos de Parnaíba, o indicativo turístico.

    Parnaíba é um dos 700 destinos indutores do turismo no Brasil, a cidade judiciária pretende ser uma referência para moradores da cidade e, sobretudo, para aqueles que estiverem de passagem por aqui, observa Florentino, animado com o empreendimento. Todos poderão usufruir com conforto e comodidade os serviços da justiça na cidade, emenda o prefeito.

    Localizado numa área de expansão da cidade, o complexo judiciário Evandro Lins e Silva ocupará um terreno cedido pela prefeitura de 55 mil metros quadrados. O projeto de urbanização do espaço caberá ao município e cada órgão da justiça que fizer parte da cidade judiciária apresentará projeto específico das sedes com orçamento próprio, de acordo com suas especificações.

    Até o momento já aderiram ao projeto o Ministério Público Estadual, as Justiças Federal e Estadual, além da Justiça do Trabalho e o Fórum do Tribunal de Justiça. Um dos entusiastas do projeto, o vereador Reinaldo de Castro Santos e Filho (PP) confidencia em primeira mão que o espaço também abrigará cede de novos cursos da Universidade Federal de Parnaíba (UFPI).

    É um setor novo da cidade que está expandido e que abrigará, além da cidade judiciária, novos cursos da Universidade Federal de Parnaíba, entre eles o medicina, revela o vereador. Não tenho dúvidas de que a iniciativa irá aquecer mais ainda a vida turística da cidade, até porque é uma área em expansão, trata-se de um bairro novo, longe do burburinho do centro da cidade, avalia Reinaldo Castro.

    Atento ao potencial turístico da cidade de Parnaíba, que atualmente agrega aproximadamente 160 mil habitantes, o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Nelson Calandra, chama atenção para os benefícios sociais e humanistas da criação da cidade Evandro Lins e Silva. Essa concentração de serviços do judiciário num único local visa, entre outras coisas, um melhor atendimento ao público, observa.

    A família de Evandro Lins e Silva saúda a homenagem à figura de Evandro Lins e Silva. É uma homenagem que honra a todos nós sem dúvida, agradece Cristiano Lins e Silva, filho de Evandro.

    • Publicações7931
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parnaiba-homenageara-evandro-lins-e-silva-com-cidade-judiciaria/100496868

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)