Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Participantes dos projetos de inclusão social do TJRJ visitam Petrópolis

    Participantes dos programas de inclusão social Começar de Novo, Justiça pelos Jovens, Pais Trabalhando e Jovens Mensageiros, promovidos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), participaram, no dia 6 de outubro, de visita cultural ao município de Petrópolis, onde conheceram o Museu Imperial, a Catedral de Petrópolis, o Relógio das Flores, a Casa de Santos Dumont e o Palácio Quitandinha.

    A visita faz parte do Circuito Cultural, realizado pelo Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape), responsável pelos programas de inclusão social do TJRJ. Neste ano, o Deape promoveu visitas à Fortaleza de São João, na Urca, e à Estação de Tratamento de Águas de Guandu, ambas no município do Rio de Janeiro.

    “O Circuito Cultural é promovido como atividade complementar aos projetos de inclusão social, proporcionando aos participantes dos programas o conhecimento sobre a história e a cultura da realidade em que se encontram inseridos, além da apropriação de conhecimentos gerais que os capacitam para a construção da cidadania e melhores oportunidades no mundo do trabalho”, explicou Roberta Ferreira, psicóloga da Divisão de Inclusão Social do Deape.

    Durante a visita a Petrópolis, os participantes receberam livreto com informações turísticas dos locais visitados, conhecendo um pouco sobre a história do município e a sua importância para a política, a economia e a vida social do Rio de Janeiro. No Museu Imperial, a visita foi guiada por funcionários da instituição, que contaram aos participantes sobre a história da Família Real no Brasil e sobre hábitos e costumes de época. Na Catedral de Petrópolis, os participantes conheceram a arquitetura peculiar da igreja de estilo neogótico francês, que abriga os restos mortais da Família Imperial.

    Na Casa de Santos Dumont, também conhecida como Encantada, conheceram a fascinação de Alberto Santos Dumont pela tecnologia e o design. No Centro Cultural Santos Dumont, localizado na parte dos fundos casa, assistiram o vídeo sobre a história pessoal e a paixão do inventor do avião pela mecânica e a aerodinâmica.

    No Palácio Quitandinha, a visita acompanhada por guias do SESC Quitandinha levou os participantes para um passeio pela década de 50. Conheceram a grandiosidade da construção e o empreendedorismo de seu primeiro proprietário. Visitaram os salões, o teatro e o estilo de vida hollywoodiano das famílias cariocas que veraneavam na Cidade Imperial. O grupo impressionou-se com a acústica do salão que abrigava o Cassino Quitandinha, realizando brincadeiras de propagação do som.

    JM/MB

    • Publicações12259
    • Seguidores1236
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações106
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/participantes-dos-projetos-de-inclusao-social-do-tjrj-visitam-petropolis/241535949

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)