Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Passo a passo para montar um cronograma de estudos para concurso

    Leia nossas dicas para iniciar os estudos com um planejamento infalível

    Publicado por CERS Cursos Online
    há 5 anos

    Você já leu em diversos lugares que montar um cronograma de estudos para concurso é o primeiro passo para começar a estudar. Mas, como fazer isso?


    Você até tenta, anota todas as disciplinas do edital, separa os horários de estudo, mas no final não consegue cumprir o previsto ou acredita que o plano poderia ser ainda melhor.

    Então, vamos ao passo ao passo para você iniciar os estudos com um planejamento infalível!

    1 Organize sua rotina

    – Você sabe como gasta suas horas no dia ou tem a sensação que não tempo para nada? Para começar, você deve colocar no papel todas as suas atividades, o horário e quanto tempo leva em cada um delas.

    – Inclua o tempo de deslocamento, refeições, e outras obrigações. Este também é o momento de avaliar se ir à academia cinco vezes na semana é realmente importante, ou se vale a pena diminuir a frequência para conquistar a aprovação.

    – Agora, faça uma planilha no caderno ou no computador, divida em dias da semana e horários e preencha com as suas atividades. Você também encontra modelos na internet.

    2 Defina os horários de estudo

    – Com a planilha preenchida, identifique e calcule os horários livres em que você pode estudar por dia. Por exemplo, 1h antes de ir para o trabalho ou alguns minutos no horário de almoço.

    – Não se preocupe agora como vai estudar apenas nesses 10 minutos vagos, existem técnicas para isso.

    – Esticar o estudo à noite pode garantir algumas horas a mais, mas se você sentir que pode prejudicar seu sono ou não consegue render nesse horário, não insista!

    Selecione as matérias para estudar

    – Até aqui, tudo muito lindo e fácil! Mas quais matérias estudar primeiro e quanto tempo se dedicar a cada uma delas? De acordo o (último) edital, identifique as matérias que você vai precisar estudar.

    – Separe as matérias por peso, grau de dificuldade para você, e disciplinas complementares.

    – Você pode até não gostar de alguma matéria, mas se ela é importante para a sua aprovação, você vai precisar dedicar um tempo para ela também. Inclusive mais tempo do que as disciplinas que você tem facilidade.

    4 Aplique o Ciclo de Estudos

    – Para o cronograma de estudos para concursos, esqueça aquele quadro fixo que você aprendeu no colégio: segunda é português, terça é história, e por aí em diante. Esta fórmula não é recomendada, pois se acontecer algum imprevisto, você só vai estudar a matéria daquele dia na próxima semana.

    – Aprenda a estudar em ciclos. Vamos supor que você reservou duas horas de estudo para Direito Constitucional, mas precisou sair para algum compromisso antes de terminar o plano de estudo. No outro dia, você vai continuar estudando direito constitucional até completar as duas horas definidas para o estudo dessa disciplina.

    – Se você está começando, selecione cinco disciplinas básicas e defina ciclo de 10h ou 20h de estudo. Agora, distribua o seu tempo livre de acordo com o peso de cada matéria.

    – Assim, se você tiver 8h livres por dia, seu ciclo vai se repetir, em média, a cada três dias. Mas se você só tem 4h disponíveis, o seu ciclo vai se estender por toda a semana.

    – A medida que você vai ganhando confiança nas matérias básicas, você pode ir incluindo as disciplinas complementares no seu ciclo. Assim, você revisa e continua estudando as matérias do ciclo anterior, mas com um intervalo maior devido as novas matérias.

    5 Dicas finais para concurso

    – Estar em contato constante com as matérias é importante para um aprendizado eficaz. Se você incluir muitas disciplinas e passar muito tempo sem estudar alguma, revise seu ciclo de estudos.

    – Lembre-se de usar técnicas diferentes de estudo. Assista as videoaulas, leia a letra da lei, responda questões e faça revisões.

    – O lazer e descanso são essenciais para o aprendizado. Programe pausas a cada ciclo de estudo. Por mais que você consiga estudar 3h seguidas, o corpo e a mente precisam de descanso para continuar aprendendo e consolidando as informações. Caso contrário, você poderá ter estafa e acabar procrastinando suas atividades.

    – Lembre-se de ajustar os horários de cada matéria de acordo com o seu desempenho. Se raciocínio lógico está mais difícil, acrescente uma 30h no estudo e diminua 15 min em língua portuguesa e 15 min em informática, caso você já se sinta mais seguro na hora de responder a essas questões.

    Dicas de estudo para concursos:

    As 5 maiores armadilhas para os concurseiros iniciantes

    Como organizar a rotina de estudos para concursos de tribunais

    Preparação

    Se você quiser passar em um concurso público e estiver precisando de uma ajuda, não deixe de conferir os nossos cursos preparatórios. Há opções para a área de tribunais, área policial, área jurídica e cartórios. É a sua chance de estudar com os melhores professores e realizar o sonho da aprovação!

    • Sobre o autorComplexo de Ensino Renato Saraiva
    • Publicações515
    • Seguidores3648
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44211
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/passo-a-passo-para-montar-um-cronograma-de-estudos-para-concurso/674228931

    Informações relacionadas

    Professor Rafael Siqueira, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    Atenção concurseiro! Confira 16 sites para estudar de graça para concursos públicos

    Gerson Aragão, Defensor Público
    Artigoshá 7 anos

    As 5 melhores e surpreendentes técnicas de estudo para concursos

    Questões Inteligentes, Administrador
    Notíciashá 10 anos

    As táticas de estudo de 8 concurseiros aprovados em 1º lugar

    Valter Scherer, Bacharel em Direito
    Artigoshá 9 anos

    5 Melhores sites sobre concursos públicos

    DellaCella Souza Advogados, Advogado
    Notíciashá 10 anos

    16 sites para estudar de graça para concursos públicos

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Bom dia. Obrigado pela dica. continuar lendo

    gostei continuar lendo