Passo a passo para pedir auxílio-doença pelo meu INSS Digital
Por Ariadne Mota
Com as agências do INSS fechadas, sem realizar perícias médicas, devido à pandemia do novo coronavírus, o trabalhador segurado da previdência social deverá solicitar seu benefício pelo site ou aplicativo Meu INSS e anexar o laudo médico para ter direito ao auxílio-doença.
Confira abaixo o passo a passo dessa solicitação para quem já tem a senha no Meu INSS.
1- Acessar o portal MEU INSS, clicando aqui ou baixando o aplicativo MEU INSS disponível para Android ou IOS. E clique em “ENTRAR”;
2- Na página inicial do portal MEU INSS, selecione a opção “Agendar Perícia”;
3- Selecione a opção “Perícia Inicial”, e depois em “Selecionar”;
4- O sistema perguntará se você tem atestado médico. Selecione “SIM”, depois clique em “CONTINUAR”.
5- O site informará os dados da Portaria, então clique em “AVANÇAR”
6- Nesta tela o segurado deverá informar seus dados pessoais, telefone de contato e e-mail.
7- Depois clique no sinal de “+” para anexar um documento de identificação com foto, pode ser RG, CTPS ou CNH. Logo abaixo clique novamente no sinal de “+” para anexar o atestado médico.
Lembrando que o tamanho máximo de cada arquivo a ser anexado é de 5MB, em formato .jpg, .jpeg, .pdf, .png.
8- Após a anexar o documento de identificação e o atestado médico, clique em “AVANÇAR”.
9- Na tela seguinte escolha uma agência do INSS mais próxima. Poderá consultar pelo CEP, pelo município ou permitindo que o Meu INSS use a sua localização.
10- Depois selecione a agência bancária em que deseja receber o pagamento. Clique em “Declaro que li e concordo com as informações acima” e clique em “AVANÇAR”.
11- Pronto. O pedido foi enviado e será analisado. Clique em “GERAR COMPROVANTE” e guarde uma cópia.
Depois é só acompanhar o pedido pelo MEU INSS, no campo “AGENDAMENTOS/SOLICITAÇÕES”.
Ariadne Mota é sócia-fundadora do Mota Advogados Associados e membro da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-GO.
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