Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Pavan é homenageado nos 40 anos da Cooperativa de Eletrificação Rural do Alto Uruguai

    O presidente da Assembleia Legislativa , deputado Ivar Pavan (PT), participou na noite desta quinta-feira (23) de solenidade em homenagem aos 40 anos da Cooperativa Regional de Eletrificação do Alto Uruguai Ltda. (Creral), em Erechim. O evento foi na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e iniciou às 19 horas. Foram homenageados os sócios fundadores, os funcionários mais antigos da cooperativa, autoridades da Eletrosul e o deputado Ivar Pavan.

    O presidente da Creral, João Alderi de Paula, contou a história do empreendimento, lembrando de suas dificuldades iniciais e da retomada da gestão pelos associados, liderados pelos sindicatos de trabalhadores da região em 1992, quando a cooperativa teve uma grande arrancada. Inicialmente eram 300 associados que priorizavam a construção de redes de transmissão para a utilização da energia elétrica gerada pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).

    Hoje são 6,4 mil associados espalhados por toda a região do Alto Uruguai. A Creral construiu e administra duas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e tem projeto para outras quatro, que garantirão a geração de 5 megawatts. Tem ainda 1.800 quilômetros de rede de distribuição e fez parceria coma Eletrosul e o programa Luz Para Todos, atendendo mais 400 famílias de agricultores com poucos recursos. No ano passado ganhou um prêmio internacional, em Londres, como modelo de empresa que gera energia limpa e sem causar danos ao ambiente natural.

    Insumo essencial para a agricultura

    O deputado Ivar Pavan foi um dos articuladores da mudança na gestão, e por esse motivo recebeu a homenagem da entidade. Ele lembrou que “atualmente a energia elétrica é um insumo extremamente necessário para a propriedade rural. E, nesta região quem garantiu o acesso da energia elétrica para os agricultores foi a Creral”.

    O parlamentar explicou que a direção atual assumiu uma cooperativa quase falida e tornou ela viável . “Hoje é uma cooperativa que investe na produção de energia e também na distribuição. Foi um grande sucesso para melhorar a vida dos agricultores da região do Alto Uruguai”, afirmou ele, acrescentando que “nada melhor que comemorar o aniversário de uma cooperativa que já tem 40 anos de trabalho para melhorar a qualidade de vida dos agricultores, na mesma semana em que se comemora o Dia do Colono”.

    Pavan recordou também um estudo feito pela Assembleia Legislativa e assinado por todas as distribuidoras de energia, que afirma ser das cooperativas a melhor qualidade de energia fornecida aos consumidores gaúchos. O deputado concluiu afirmando que as PCHs “são um modelo de produção muito mais adequado ecologicamente, porque não inundam, não alagam, e transformam o curso d água em geração de energia”.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pavan-e-homenageado-nos-40-anos-da-cooperativa-de-eletrificacao-rural-do-alto-uruguai/1583728

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)