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17 de Junho de 2024
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    PEC prevê que pluralismo de concepções psicopedagógicas norteie ensino no País

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 6 anos

    Tramita na Câmara dos Deputados Proposta de Emenda à Constituição (PEC 432/18) que prevê, como princípio norteador do ensino no Brasil, o pluralismo de concepções psicopedagógicas.

    Hoje a Constituição já prevê que o ensino seja ministrado com base no pluralismo de concepções pedagógicas.

    Porém, para o autor do projeto, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), a falta de conhecimento psicopedagógico do corpo docente está na raiz do fracasso escolar.

    O parlamentar cita estudo realizado nas escolas públicas de São Paulo por pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), o qual revelou que, de cada quatro alunos que concluem o ensino fundamental, três saem do ensino fundamental sem saber ler, escrever e sem fazer as quatro operações matemáticas básicas.

    “A prática da psicopedagogia, exercida por um profissional qualificado e especializado pode ajudar a reverte esse quadro”, opinou Gomes de Matos. “Esse profissional não só sana o problema de aprendizagem do indivíduo, como considera as características multidisciplinares do aluno, buscando aumentar a sua potencialidade, desempenho e habilidade”, completou.

    Tramitação
    A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) quanto à sua admissibilidade. Se aprovada, será examinada por uma comissão especial e depois votada pelo Plenário em dois turnos.

    Saiba mais sobre a tramitação de PECs

    Íntegra da proposta:
    • PEC-432/2018
    Reportagem - Lara Haje
    Edição - Marcia Becker

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    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pec-preve-que-pluralismo-de-concepcoes-psicopedagogicas-norteie-ensino-no-pais/614207259

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