Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PEC propõe aposentadoria de 75 anos no Judiciário

    Publicado por Espaço Vital
    há 13 anos

    Tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão a Proposta de Emenda Constitucional nº 011/2005, que aumenta para 75 anos a idade de aposentadoria compulsória dos servidores públicos. Atualmente, a compulsória chega aos 70 anos.

    A PEC, de autoria do deputado Carlos Alberto Milhomem (DEM), que aguarda parecer na Comissão de Constituição e Justiça, beneficia, principalmente, desembargadores, juízes, promotores procuradores de Justiça, do Estado e conselheiros do Tribunal de Contas do Estado em vias de aposentadoria. Mas enfrenta resistências das entidades de classe, como Associação dos Magistrados do Maranhão (Amma) e Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem).

    É a segunda vez que a PEC-011 entra na pauta da Assembleia Legislativa, ambas por iniciativa do deputado Milhomem, hoje presidente da CCJ. Na primeira vez, foi retirada de pauta por falta de apoio parlamentar e pela flagrante contradição com a norma constitucional que trata das aposentadorias dos servidores públicos. Retorna à pauta agora, por pressão de setores do Judiciário e com a mesma resistência de parlamentares da própria comissão.

    A PEC da Compulsória atingiria, sobretudo, o Tribunal de Justiça e o Tribunal de Contas. Caso aprovada na Assembleia, beneficiaria diretamente os desembargadores Raimundo Cutrim, Stélio Muniz e Maria dos Remédios Buna, que entram na aposentadoria compulsória entre 2011 e 2014. No TCE, o beneficiado mais imediato seria o conselheiro Yêdo Lobão, em vias de completar 70 anos.

    Em 2007, o desembargador Rivadávia Brayner de Melo Rangel, do TJ de Pernambuco, recorreu ao Conselho Nacional de Justiça para permanecer no exercício do cargo mesmo após completar 70 anos. Rangel encontrou argumento curioso para apresentar ao CNJ: "O limite está aos 70 anos e não quando completar 70 anos". Em outras palavras, ele queria ficar no cargo até completar, pelo menos, 71 anos.

    Relator do caso, o conselheiro Jorge Maurique argumentou: "uma pessoa que completa 70 anos, no dia seguinte já não mais possui 70 anos, mas sim 71 anos incompletos, completando os 71 anos de idade no dia de seu aniversário seguinte". O desembargador Rivadávia teve o seu pedido negado por unanimidade no CNJ.(Com informações do jornal O Estado do Maranhão, com matéria assinada pelo jornalista Março Aurélio d´Eça).

    Aposentadoria aos 70 e aos 75 anos

    O que diz a lei atual?

    "Os servidores públicos abrangidos pelo Regime de Previdência serão aposentados, compulsoriamente, aos 75 anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição".

    O que propõe a PEC da Assembleia do Maranhão?

    "A aposentadoria será compulsória aos 75 anos de idade ou por invalidez comprovada e facultativa aos 30 anos de serviço público, em todos estes casos com vencimentos integrais, após cinco anos de efetivo exercício na judicatura".

    Propostas de mudança da aposentadoria enfrenta resistência

    Apresentadas há mais de cinco anos PECs estão engavetadas no Senado e na Câmara

    O debate sobre aposentadoria compulsória chegou ao Congresso Nacional na mesma época em que se discutia o assunto na Assembleia maranhense. Há dois projetos no Senado; um de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS) e outro da senadora Ana Amélia (PP-RS). O de Simon chegou a ser aprovado, mas, levado à Câmara, nunca chegou sequer a ser analisado. O deputado maranhense Chiquinho Escórcio (PMDB) tenta agora resgatar a proposta para seguir sua tramitação.

    A diferença entre o texto de Pedro Simon e o de Carlos Alberto Milhomem é que, na proposta do senador gaúcho, o aumento da idade de 70 para 75 anos valeria apenas para membros do STF, STJ e Tribunal de Contas da União. Mas, aprovada, acabaria valendo para todos os demais, pelo efeito cascata das alterações constitucionais.

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações171
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pec-propoe-aposentadoria-de-75-anos-no-judiciario/2750545

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)