Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    PEÇAS SAGRADAS DA UMBANDA E CANDOMBLÉ SOB GUARDA DA POLÍCIA SÃO TEMA DE AUDIÊNCIA

    As comissões de Combate às Discriminações, de Direitos Humanos e de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vão realizar uma audiência pública, nesta terça-feira (19/09), para discutir a situação do acervo sagrado de religiões de matriz africana, que está sob a guarda da Policia Civil. A reunião acontece às 10h, no auditório senador Nelson Carneiro, localizado no prédio anexo ao Palácio Tiradentes.

    Segundo o deputado Flavio Serafini (PSol), que solicitou a audiência, diversas peças sagradas da Umbanda e do Candomblé apreendidos na primeira metade do século XX continuam sob a guarda da Polícia Civil, sem a conservação adequada. "As peças foram apreendidas no período onde o racismo no Brasil era institucionalizado e essas religiões proibidas. Esperamos estabelecer um diálogo com os atores envolvidos para que percebam a importância de devolver simbolicamente essas peças a quem é de direito, ou seja, as pessoas representantes do Candomblé e da Umbanda"

    Foram convidados para a audiência integrantes da Umbanda e do Candomblé, além de representantes do Museu Nacional da UFRJ, da Policia Civil, Defensoria Pública, Ministério Público e pesquisadores do tema, entre outros.

    • Publicações17683
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pecas-sagradas-da-umbanda-e-candomble-sob-guarda-da-policia-sao-tema-de-audiencia/499930164

    Informações relacionadas

    Agência Brasil
    Notíciashá 8 anos

    Referência no candomblé, Mãe Meninazinha luta contra intolerância

    GILANIO CALIXTO, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    STJ determina que TJGO aprecie habeas corpus impetrados por religiosos acusados de golpe em Formosa

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)