Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PECUARISTAS VACINAM GADO CONTRA A FEBRE AFTOSA NA FRONTEIRA COM A BOLÍVIA

    Publicado por LegisCenter
    há 12 anos
    Terá início no dia primeiro de novembro mais uma etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa na maioria dos estados brasileiros. Em Mato Grosso, o controle é mais rigoroso na região da fronteira com a Bolívia, onde os técnicos acompanham a imunização do rebanho para garantir que nada fuja ao controle, já que o país vizinho registrou um foco da doença em 2007.

    A fazenda do criador Aury Rodrigues fica a 12 quilômetros da Bolívia. O produtor gastou R$ 4,5 mil na compra de vacina. Duas mil cabeças serão vacinadas na presença dos fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).

    Segundo o instituto, 331 propriedades com mais 106 mil animais em Cáceres ficam a menos de 15 quilômetros de distância da Bolívia. E 36 fazendas estão na linha de fronteira com o país vizinho.

    Os técnicos precisam percorrer as fazendas, mas as equipes estão com dificuldade porque a maioria dos carros está estragada esperando conserto. Segundo o gerente do Indea em Cáceres, o conserto será feito em tempo.

    Além do controle no lado brasileiro, um convênio entre os dois países garante a doação de vacina para os criadores bolivianos que tem propriedades na região de fronteira.

    Já os criadores do Piauí pedem o adiamento da campanha de vacinação contra a aftosa. O motivo é a péssima condição física dos animais por causa da seca.

    A solicitação foi encaminhada ao Ministério da Agricultura na terça-feira (23). O governo do Piauí pede que a campanha de vacinação contra a febre aftosa seja adiada por tempo indeterminado. O estado alega que a seca castiga o rebanho bovino em 187 municípios que já decretaram situação de emergência. A Agência de Defesa Agropecuária avalia que os animais fracos não resistiriam ao manejo para a vacinação.

    O Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura confirmou que recebeu o pedido de adiamento da campanha contra a aftosa no Piauí. Mas a questão está sendo analisada pelos técnicos e uma decisão deve ser publicada na sexta-feira (26).

    • Publicações9017
    • Seguidores389766
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pecuaristas-vacinam-gado-contra-a-febre-aftosa-na-fronteira-com-a-bolivia/100143811

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)