Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Pequena propriedade rural dada em garantia de dívida bancária não pode ser penhorada

    Publicado por Felipe Souza
    há 3 anos

    Uma propriedade rural dada em garantia de uma dívida bancária foi penhorada em São Miguel das Missões/RS. O caso foi submetido a análise do TJRS que decidiu que, por se tratar de pequena propriedade destinada a a subsistência da família, o imóvel era impenhorável.

    Constou no julgado que a impenhorabilidade é uma garantia constitucional e, por isso, deve prevalecer sobre o contrato. Conforme a legislação, são impenhoráveis os imóveis com área inferior a 4 módulos fiscais destinados a produção para o sustento familiar.

    No caso, fora comprovado que a área do imóvel era de 10 hectares e que no municipio quatro módulos fiscais correspondiam a 80 hectares. Também fora comprovado, mediante a apresentação de notas fiscais dosprodutor, que a propriedade era destinada a produção de milho.

    Processo é: 0013303-42.2021.8.21.7000 TJ/RS

    *Esse texto é informativo e tem linguagem simplificada. Recomenda-se que os acadêmicos, bacharéis e advogados consultem o site do TJ/RS ou o processo nº 0 0013303-42.2021.8.21.7000 TJ/RS para maiores informações.

    • Publicações23
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações83
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pequena-propriedade-rural-dada-em-garantia-de-divida-bancaria-nao-pode-ser-penhorada/1239322970

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)