Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Período de internação para tratamento de dependência química pode ser computado como pena cumprida

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 7 anos
    O reeducando Alexandre Bezerra Barros conseguiu, no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), que seja reconhecido como pena efetivamente cumprida o período em que permaneceu internado para tratamento de desintoxicação e dependência química. O voto, seguido à unanimidade, foi relatado pelo juiz substituto em segundo grau Fábio Cristóvão de Faria, quando em substituição na 2º Câmara Criminal, e tomado em agravo em execução penal interposto pelo representante do Ministério Público contra decisão do juízo da 4ª Vara Criminal da comarca de Anápolis que também havia deferido a medida.

    Segundo os autos, o reeducando permaneceu internado, em período integral, recebendo tratamento em regime de residência, por 9 meses e 16 dezesseis dias, em clínica particular destinada ao tratamento de dependentes químicos. Conforme observou o relator, Alexandre Bezerra Barros comunicou ao juízo ter conseguido uma vaga para a internação e tratamento em Goiânia, antes do início da internação em 6 de março de 2015. Para o magistrado, “expondo comunicação válida e respeito para com as obrigações junto ao Poder judiciário, enquanto cumpria pena corpórea no regime semiaberto, na verdade domiciliar, não revelando desacerto a decisão de primeiro grau, ao contrário, em harmonia com a objetivo da execução penal de proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado, viabilizando o seu retorno à convivência em sociedade”.

    Fábio Cristóvão disse que é importante ressaltar que não existem notícias de interrupção do tratamento pelo reeducando, fato certificado pelo documento atestando que concluiu com êxito o programa no dia 22 de dezembro de 2015. Para ele, “merece o benefício da detração do período em que ficou internado em clínica de recuperação química, o reeducando que, cumprindo pena no regime semiaberto, na verdade regime domiciliar, informou previamente o juízo da execução da vaga em clínica de recuperação e da internação, permanecendo todo o período proposto, em regime de residência, pelo que o período de tratamento deve ser considerado como tempo de pena cumprido”. Veja decisão (Texto:Lílian de França – Centro de Comunicação Social do TJGO)

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações108
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/periodo-de-internacao-para-tratamento-de-dependencia-quimica-pode-ser-computado-como-pena-cumprida/501054007

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)