Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Peritos do INSS iniciam mais uma greve

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 18 anos

    Os médicos peritos da Previdência Social iniciaram uma greve de dois dias em todo o país. Com a paralisação, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não podem fazer a perícia necessária para receber benefícios como o auxílio-doença e a aposentaria por invalidez.

    A categoria pede aumento no número de consultórios. Segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), atualmente existem 1,3 mil salas para 4,8 mil médicos atenderem cerca de 500 mil consultas por mês.

    Outro pedido é que os laudos sejam encaminhados pelo correio, pois, muitas vezes, segurados insatisfeitos agridem os médicos, diz a perita Ana Maria Facci.

    “A maior causa de agressão é quando você nega o pedido. O segurado não fica satisfeito e agride o médico”, conta. “Em agosto deste ano, foi feito um acordo com o INSS para que os laudos fossem enviados à casa dos segurados pelo correio, mas essa reivindicação só poderá ser atendida em 15 de outubro”.

    A paralisação pegou muita gente de surpresa. O segurado Carlos Sidney, de 44 anos, tem hérnia de disco e um problema no braço direito. Há três anos teve que se afastar do trabalho por sentir dores constantes e não conseguir andar. O médico da empresa onde trabalhava já atestou sua invalidez.

    Sidney tinha uma consulta o dia 13 de setembro para renovar a licença no INSS. Mas, ao chegar no posto de atendimento, não encontrou ninguém.

    “Eu vim com dificuldades até aqui. Cheguei e não tem ninguém para fazer perícia. Tenho que voltar para casa e esperar. E agora?”, indagou.

    Segundo dados da ANMP, mais de 90% da categoria aderiu à greve. Caso as reivindicações não sejam atendidas até o dia 20 deste mês, os médicos farão greve por tempo indeterminado.

    No Rio, greve pára 95% do atendimento

    A assessoria de imprensa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no Rio de Janeiro, informou que, no dia 13, 95% dos médicos peritos deixaram de prestar atendimento aos segurados nos 90 postos do estado. Sem perícia, os segurados não conseguem encaminhar ou renovar benefícios como auxílio-doença e pensão por invalidez.

    Em nota divulgada à imprensa, o Ministério da Previdência Social orienta os segurados com perícia marcada para os dias 13 e 14 de setembro que “compareçam normalmente à agência onde a perícia foi agendada para que possam remarcar o atendimento”. O ministério afirma ainda que “mantém o empenho em dialogar com a categoria” e “tem atendido sistematicamente as reivindicações”.

    A decisão de suspender nacionalmente as perícias médicas nesta quarta e quinta-feira foi tomada pela Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) para sensibilizar o governo federal para a pauta de reivindicações da categoria, que tem como ponto central a segurança no trabalho.

    A principal reclamação dos médicos se refere às agressões que recebem dos segurados quando os laudos para concessão de benefícios são negativos. Uma pesquisa feita pela associação dos médicos com 531 peritos em todo o país, indicou que 93% dos peritos já sofreram agressões verbais, sendo que 22% chegaram a ser agredidos fisicamente.

    O ministério esclareceu na nota divulgada hoje que a “comunicação dos resultados das perícias dos segurados sem vínculo (a grande parcela dos indeferimentos)”, por meio de carta encaminhada à residência do segurado, “deve entrar em operação até 16 de outubro, o que acaba com o risco de ocorrência de agressões pelo resultado das perícias”.

    Enquanto representantes da categoria faziam um balanço da paralisação, o perito Fernando Mury Glória, que trabalha na agência do INSS de Campo Grande, na zona oeste do município do Rio, apresentou queixa de ameaça de morte que recebeu na manhã do dia 13, pelo correio. O médico informou que irá procurar a Polícia Federal para intervir no caso.

    • Publicações8583
    • Seguidores176
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1192
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/peritos-do-inss-iniciam-mais-uma-greve/141056

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)