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4 de Maio de 2024
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    Pesquisa revela que 72% dos usuários estão satisfeito com o atendimento na 1ª Vara de Sucessões da Capital

    há 10 anos

    Uma pesquisa de satisfação de atendimento implantada na 1ª Vara de Sucessões, situada no Fórum Cível da Capital paraibana, demonstrou que 72% dos usuários (advogados e partes) que a responderam estão satisfeitos ou muito satisfeitos em relação à rapidez na expedição dos documentos e certidões. Os insatisfeitos atingiram o percentual de 15%. Os dados são referentes ao 1º mês de avaliação, desde que foi iniciada a pesquisa (14 de maio), que teve 92 questionários respondidos.

    A ideia decorreu da necessidade de identificar os pontos críticos da unidade na percepção do usuário do serviço, conforme explicou o magistrado titular, Sérgio Moura Martins. O juiz disse ainda que, ao assumir a titularidade da unidade, em 3 de abril de 2014, lhe chamou a atenção a grande quantidade de pessoas que buscavam atendimento no balcão.

    A pesquisa apontou que 94% dos usuários eram advogados, 72% eram pessoas do sexo masculino e 49% da faixa etária compreendida entre 25 a 49 anos. Destes, 63% buscaram consultar o processo; 19%, pedir o cumprimento de despacho e, 13%, pedir para o juiz despachar.

    Em relação ao atendimento, 51% se disseram satisfeitos e 36% tiveram suas expectativas superadas, porém 10% se mostraram insatisfeitos com o tempo de espera no balcão.

    Ainda de acordo com a pesquisa, 65% se mostraram satisfeitos/muito satisfeitos com o cumprimento dos prazos pelo juiz e 16% se disseram insatisfeitos.

    No tocante ao atendimento prestado pelo magistrado, os questionários revelaram que 3% das pessoas demonstraram insatisfação, contra 60% que afirmaram estar satisfeitos nesse ponto. A satisfação é parecida quanto à anáilise do atendimento prestado pelos assessores: apenas 1% não se satisfez, enquanto 71% dos que responderam demonstraram plena satisfação.

    Além de colher informações sobre o que pensam os usuários sobre a rapidez na expedição dos documentos e certidões, atendimento e cumprimento de prazos, a pesquisa permitiu aos usuários tecer críticas, elogios e sugestões, o que revelou que 25% reivindicaram mais servidores para a Vara e outros pediram a disponibilização do teor dos despachos/decisões no sítio do Tribunal, na Internet.

    “Esses dados são importantes para reflexão da equipe, pois, no sentido de aperfeiçoar o atendimento geral e de criar mecanismos para uma melhora nos índices de insatisfação, haverá a adesão ao sistema de divulgação das sentenças no site do TJPB, a escala de rodízio dos servidores no balcão foi modificada e foram fixadas metas para cumprimento dos despachos e juntada de petições, por exemplo”, declarou o juiz.

    O magistrado Sérgio Moura Martins afirmou que, após análise dos resultados, a equipe estebeleceu novas metas, e encaminhou os dados à Presidência do Tribunal de Justiça e à Corregedoria Geral da Justiça, solicitando o apoio no atendimento às demandas sugeridas pelos usuários.

    O próximo ciclo de pesquisa está previsto para ocorrer no mês de outubro/2014, mas o acompanhamento das metas será feito durante as reuniões mensais.

    Por Gabriela Parente

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