Pesquisa revela que 72% dos usuários estão satisfeito com o atendimento na 1ª Vara de Sucessões da Capital
Uma pesquisa de satisfação de atendimento implantada na 1ª Vara de Sucessões, situada no Fórum Cível da Capital paraibana, demonstrou que 72% dos usuários (advogados e partes) que a responderam estão satisfeitos ou muito satisfeitos em relação à rapidez na expedição dos documentos e certidões. Os insatisfeitos atingiram o percentual de 15%. Os dados são referentes ao 1º mês de avaliação, desde que foi iniciada a pesquisa (14 de maio), que teve 92 questionários respondidos.
A ideia decorreu da necessidade de identificar os pontos críticos da unidade na percepção do usuário do serviço, conforme explicou o magistrado titular, Sérgio Moura Martins. O juiz disse ainda que, ao assumir a titularidade da unidade, em 3 de abril de 2014, lhe chamou a atenção a grande quantidade de pessoas que buscavam atendimento no balcão.
A pesquisa apontou que 94% dos usuários eram advogados, 72% eram pessoas do sexo masculino e 49% da faixa etária compreendida entre 25 a 49 anos. Destes, 63% buscaram consultar o processo; 19%, pedir o cumprimento de despacho e, 13%, pedir para o juiz despachar.
Em relação ao atendimento, 51% se disseram satisfeitos e 36% tiveram suas expectativas superadas, porém 10% se mostraram insatisfeitos com o tempo de espera no balcão.
Ainda de acordo com a pesquisa, 65% se mostraram satisfeitos/muito satisfeitos com o cumprimento dos prazos pelo juiz e 16% se disseram insatisfeitos.
No tocante ao atendimento prestado pelo magistrado, os questionários revelaram que 3% das pessoas demonstraram insatisfação, contra 60% que afirmaram estar satisfeitos nesse ponto. A satisfação é parecida quanto à anáilise do atendimento prestado pelos assessores: apenas 1% não se satisfez, enquanto 71% dos que responderam demonstraram plena satisfação.
Além de colher informações sobre o que pensam os usuários sobre a rapidez na expedição dos documentos e certidões, atendimento e cumprimento de prazos, a pesquisa permitiu aos usuários tecer críticas, elogios e sugestões, o que revelou que 25% reivindicaram mais servidores para a Vara e outros pediram a disponibilização do teor dos despachos/decisões no sítio do Tribunal, na Internet.
“Esses dados são importantes para reflexão da equipe, pois, no sentido de aperfeiçoar o atendimento geral e de criar mecanismos para uma melhora nos índices de insatisfação, haverá a adesão ao sistema de divulgação das sentenças no site do TJPB, a escala de rodízio dos servidores no balcão foi modificada e foram fixadas metas para cumprimento dos despachos e juntada de petições, por exemplo”, declarou o juiz.
O magistrado Sérgio Moura Martins afirmou que, após análise dos resultados, a equipe estebeleceu novas metas, e encaminhou os dados à Presidência do Tribunal de Justiça e à Corregedoria Geral da Justiça, solicitando o apoio no atendimento às demandas sugeridas pelos usuários.
O próximo ciclo de pesquisa está previsto para ocorrer no mês de outubro/2014, mas o acompanhamento das metas será feito durante as reuniões mensais.
Por Gabriela Parente
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