Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Pesquisas vão abordar desigualdades raciais

    Publicado por Agência Brasil
    há 8 anos

    A Fundação Carlos Chagas, com apoio da Fundação Ford, lança hoje (1º) o primeiro edital para selecionar pesquisas sobre as desigualdades raciais nas áreas das ciências exatas, biológicas, da saúde e tecnológicas da fundação. Os selecionados receberão até R$ 30 mil e deverão finalizar a pesquisa até 15 de novembro.

    A meta é produzir estudos sobre a presença e atuação de negros tanto como professores quanto como alunos na graduação e na pós-graduação nas áreas das ciências exatas; sobre experiências para atrair e qualificar jovens desde o ensino médio visando inseri-los como pesquisadores nessas áreas e, ainda, realizar pesquisas sobre a participação de negros na história das ciências, com relatos biográficos.

    "As ações afirmativas tendem a focar nas áreas das ciências humanas. Esse edital quer provocar um pouco uma discussão em relação a essas outras áreas", diz a Coordenadora do Departamento de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, Sandra Unbehaum. Segundo o edital, são raros os estudos que consideram essa abordagem.

    Dados do relatório Desigualdades de Cor/Raça e Sexo entre pessoas que frequentam e titulados na pós-graduação brasileira: 2000 e 2010, produzido pela Fundação Carlos Chagas, mostram que, enquanto 50,9% da população brasileira são negros, na graduação há dois brancos para cada negro e, na pós-graduação, três bancos para cada negro. Nas áreas exatas, como nas engenharias, produção e construção, a presença é de aproximadamente cinco brancos para cada negro na graduação e na pós.

    "Não ter uma diversidade limita o campo da possibilidade, de criatividade, de novos estudos", defende Sandra, que acrescenta: "O Brasil tem uma população diversa e todo mundo deveria ter a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento do país e, para isso, é preciso ter oportunidade".

    A Fundação Carlos Chagas vai oferecer até quatro bolsas de pesquisa voltadas a doutores. As inscrições devem ser feitas pelo site: http://www.fcc.org.br/fcc/negrasenegros-nas-ciencias/apresentacao até 31 de março. Os resultados serão publicados em artigos científicos e apresentados em seminário em 2017.

    Edição: Kleber Sampaio
    • Publicações90686
    • Seguidores337
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pesquisas-vao-abordar-desigualdades-raciais/312023610

    Informações relacionadas

    Defensoria Pública da União
    Notíciashá 6 anos

    DPU lembra Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 6 anos

    Direitos Humanos inclui formas de violência racial entre conceitos de estatuto

    Âmbito Jurídico
    Notíciashá 10 anos

    Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

    Evento debaterá desigualdade racial no Brasil

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 13 anos

    Seminário discutirá desigualdade racial no Brasil

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)