Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Petição inicial de suplente de vereador de Barra Bonita é indeferida

    Em decisão monocrática, o juiz do TRESC Júlio Guilherme Berezoski Schattschneider indeferiu a petição inicial apresentada por Angelin Pereira (PPS), 1º suplente de vereador de Barra Bonita (Extremo-Oeste) pela coligação de seu partido, para que fosse decretada a perda do cargo do vereador Julio Cesar Deresz (PP) por desfiliação partidária.

    Segundo consta na petição inicial, Deresz requereu a desfiliação do PP para poder ingressar na carreira militar após ter sido aprovado em concurso para a PM e solicitou licença do cargo de vereador por período indeterminado devido à necessidade de morar em Florianópolis, mas a Câmara Municipal concedeu somente trinta dias.

    Diante do exposto, Pereira pediu a extinção do mandato do Deresz para poder ser empossado como titular da vaga, já que o vereador não apresentaria condições de elegibilidade por estar sem filiação partidária e deixar de residir em Barra Bonita.

    O juiz Schattschneider afirmou, porém, que a hipótese apresentada não pode ser enquadrada na Resolução TSE nº 22.610/2007 porque não se trata de infidelidade partidária. "Julio Cesar Deresz não se desfiliou com a intenção de buscar abrigo em outra legenda, mas com a de obter uma oportunidade profissional como policial militar", disse, destacando que a desfiliação é obrigatória a partir da admissão na academia.

    "A questão, na verdade, diz respeito à possibilidade de ele licenciar-se do cargo e às consequências deste fato. Porém, a decisão a ser tomada em face dela é de competência privativa da Câmara de Vereadores e não da Justiça Eleitoral", finalizou o magistrado.

    A decisão foi publicada nesta segunda-feira (21), na página 8 do Diário da Justiça Eleitoral de Santa Catarina .

    Por Bárbara Puel Broering / Rodrigo Brüning Shimitt

    Assessoria de Imprensa do TRESC

    • Publicações4242
    • Seguidores284432
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações69
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/peticao-inicial-de-suplente-de-vereador-de-barra-bonita-e-indeferida/2936457

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)