Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Petrópolis sem charretes

    há 8 anos

    O Presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/RJ, Reynaldo Velloso, esteve nesta segunda-feira (20), na Câmara Municipal da Cidade de Petrópolis em reunião com o Petrópolis Convention Bureau, órgão responsável pela programação turística da Cidade, para demonstrar que o turismo da região não sofrerá refluxo na ausência dos transportes de tração animal e discutir os aspectos técnicos da possível alteração deste modelo pelos carros elétricos, a óleo diesel ou outros a serem definidos. Ele iniciou os entendimentos visando, a médio prazo, o fim das charretes “Vitórias” na região.

    “Charrete não é uma questão cultural e turística. É uma questão de acomodação, de temor por um paradigma. Já observamos várias cidades do mundo que estão trocando a tração animal por veículos elétricos, como Florença, na Itália, Paris e em breve até o Central Park eliminará este meio de transporte. Hoje em dia o respeito pelos animais avança de forma concreta e em breve a conscientização da sociedade não aceitará mais este transporte”, disse o presidente da CPDA/OAB.

    Na reunião também foram discutidos onde os cavalos ficarão em caso do fim das charretes, a manutenção dos veículos e os custos de implantação.

    A primeira reunião de trabalho, foi realizada em 31 de maio último, com os condutores de charretes do município, ativistas e protetores, e contou com a boa vontade e respeito mútuo de todas as partes envolvidas, o que foi considerado inédito e promissor para os objetivos propostos.

    Segundo especialistas, os custos para a manutenção dos equinos são infinitamente superiores ao veículo elétrico, diesel ou a gasolina. Na utilização de animais, os charreteiros tem que prestar contas à fiscalização com vacinas, tratamentos, alimentação adequada, verificação de maus-tratos, acompanhamentos constantes e trocas quando o animal está sem condições de continuar.

    Foi aprovada pelos presentes a implantação de até três protótipos de carros elétricos, que seriam ecologicamente corretos para a região e ficariam em testes na cidade por pelo menos quatro meses.

    Camila Thess, presidente do Petrópolis Convention Bureau, órgão responsável pelo setor empresarial turístico da Cidade, aprovou a ideia e disse que esta situação pode melhorar o turismo. “Será possível ao turista ser transportado pelos novos veículos nos trajetos até o hotel onde esteja hospedado.”

    Para Gilda Beatriz, Presidente da Comissão Especial de medidas para a substituição dos serviços de charretes, ” este pode ser o despertar do turismo da cidade, pois esta discussão amplia-se na medida que podemos proporcionar outros roteiros para os condutores, hoje restrito ao centro Histórico da Cidade”.

    No Brasil, a primeira grande iniciativa obteve êxito, na Ilha de Paquetá, após a assinatura de um termo entre a OAB e os profissionais da região.

    Petrpolis sem charretes

    Petrpolis sem charretes

    • Publicações163
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações617
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/petropolis-sem-charretes/351846229

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Eu como ativista da causa animal fico muito feliz com essa iniciativa moro aqui em Vitória da Conquista na Bahia e vejo uma realidade distante pois os Órgãos Públicos são muito morosos não temos controle de zoonoses enfim... estamos longe dessa conquista existe projetos mas não temos vontade política continuar lendo

    Parabéns, ao ilustre amigo Reynaldo Velloso, grande presidente da CPDA/OAB-RJ por sua luta incansável. Vitória dos animais, afinal, não serão mais escravizados via tração animal. continuar lendo