Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    PGE defende o princípio da isonomia em concurso público

    há 15 anos

    Inconformado com a decisão que anulou a eliminação de um candidato considerado inapto no psicoteste da seleção de Candidatos ao Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar, garantindo-lhe o direito de prosseguir nas demais etapas do certame, o Estado da Bahia, interpôs, junto ao Tribunal de Justiça, um recurso de apelação cível pleiteando a reforma da sentença proferida.

    Responsável pela demanda, o procurador do Estado, Roberto Lima Figueiredo, sustentou em juízo que o psicoteste realizado pautou-se em critérios científicos e objetivos, além de encontrar fundamento em Lei Estadual, no edital do certame e em farta jurisprudência. Segundo o procurador, a prerrogativa concedida ao candidato de participar das demais etapas do certame sem ter sido recomendado numa avaliação psicológica viola o princípio da isonomia, pois lhe concede privilégio em detrimento de outros participantes da seleção.

    O exame psicotécnico realizado para ingresso no cargo de soldado da PMBA atende aos princípios constitucionais da moralidade e isonomia, não se encontrando a eliminação do candidato contaminada por qualquer vício, esclareceu o procurador.

    Considerando a objetividade e divulgação dos critérios norteadores da avaliação psicológica do referido concurso, o juiz Josevando Souza Andrade deu provimento ao recurso interposto pelo Estado, reformando a sentença antes proferida.

    • Publicações1152
    • Seguidores14
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pge-defende-o-principio-da-isonomia-em-concurso-publico/1995287

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)